Fórum "A Região em Pauta" debate política e cidadania

Debates serão realizados a partir das 14 horas; inscrições são gratuitas

23/09/2018 - 08:57 - Atualizado em 23/09/2018 - 09:43

Cientista político Alcindo Gonçalves é um dos convidados para fórum regional (Foto: Alberto Marques/AT)

O fórum A Região em Pauta debaterá política nesta segunda-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, será um dos participantes do primeiro painel. Além dele, estão confirmados os cientistas políticos Alcindo Gonçalves, coordenador do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), e Rafael Moreira Dardaque Mucinhato, doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

No segundo painel, o tema será Cidadania e Participação Democrática. Dele participarão Bianca Vaz Mondo, gerente de projetos da Transparência Brasil, e Célio Nori, coordenador do Fórum da Cidadania de Santos. A Transparência Brasil foca sua atuação na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e estímulo ao debate público sobre temas relevantes envolvendo corrupção.

Bianca Vaz Mondo é formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, mestre em políticas públicas e doutora em governança pela Hertie School of Governance (Alemanha).

A palestra final, É proibido calar – precisamos falar de ética e cidadania, ficará a cargo do jornalista da CBN São Paulo, Milton Jung. O trabalho no rádio de Jung rendeu até agora dois livros: Conte sua história de São Paulo (Editora Globo, 2006), baseado num quadro da CBN São Paulo, e um manual dedicado a estudantes de Jornalismo: Jornalismo de Rádio (Contexto, 2005), adotado por vários cursos universitários. Ele também mantém um blog de notícias desde 2013.

Jung criou, em 2008, a rede Adote um Vereador, na qual os cidadãos são convidados a acompanhar e fiscalizar o trabalho dos legisladores municipais.

A Região em Pauta é um projeto de A Tribuna que busca debater, através de fóruns mensais, temas de importância geral e da Baixada Santista. Os encontros acontecem no auditório do Grupo Tribuna, na Rua João Pessoa, 350, no Paquetá, em Santos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.atribuna.com.br/aregiaoempauta.

Veja Mais