Fim do verão e começo do outono devem ser de chuva na Baixada Santista

Não estão descartados novos temporais e alagamentos; Defesa Civil de Santos alerta para maré elevada

16/03/2018 - 13:11 - Atualizado em 16/03/2018 - 13:11

Outono começa às 13h15 da próxima terça-feira (20) e deve chegar acompanhado de chuva (Foto: Luigi Bongivoanni/AT)

Faltam quatro dias para o término do verão, e os principais intitutos meteorológicos preveem um pouco mais de chuva para a região na despedida da estação mais quente do ano.

Segundo o Instituto Climatempo e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até a próxima terça-feira (20), há grande probabilidade de ocorrência de chuva (entre 80% e 90%) em pelo menos três dias: na tarde e noite desta sexta (16), e nas próximas segunda (19) e terça. 

Quanto ao fim de semana, os institutos divergem: o Cptec aponta 30% de chance de chuva para este sábado (17) e domingo (18), enquanto o Climatempo só aponta chances de chuva para sábado, de 90%, enquanto prevê um domingo seco e com muito sol.

Avisos

O Climatempo alerta para riscos de novas ocorrências de alagamentos ou mesmo deslizamentos em áreas críticas da região. Isso porque, segundo o instituto, as chuvas de fim de verão serão o quarto evento do tipo em uma semana, e recairão sobre áreas onde o solo ainda não está totalmente recuperado. 

Seguindo a mesma linha, o Cptec publicou em seu site um aviso meteorológico para oito estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo todas as cidades da Baixada Santista, litorais Norte e Sul. Ele é válido para esta sexta-feira e alerta para a chance de "temporais isolados, acompanhados de abundantes descargas elétricas e rajadas de vento, além de eventual queda de granizo". 

Maré 

A Defesa Civil de Santos também emitiu alerta focando na possibilidade de maré elevada neste final de semana, com chances de alagamentos. Segundo previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cacília (Unisanta), a altura da maré deve atingir, por volta das 15h deste sábado (17), 1,9 metro na Ponta da Praia e 2 metros no interior do estuário.

Ainda conforme o comunicado, na madrugada de domingo (18), por volta das 3h, a maré deve atingir 1,8 metro na Ponta da Praia e 1,9 metro no interior do estuário. As ondas devem ficar entre 1 metro e 1,5 metro na Baía de Santos. 

O órgão ressalta que, se a previsão se mantiver, podem ocorrer alagamentos das vias públicas ocasionados pela elevação nível do mar, principalmente na Zona Noroeste, que podem ser agravados com a ocorrência de chuvas.

Início do outono

A Tribuna On-line apurou, junto ao Climatempo, que o início do outono, às 13h13 da próxima terça-feira (20), será difícil para a região: uma nova frente fria chega ao litoral no mesmo dia, causando dois dias de muita chuva e risco de temporais e tempestades.

Analisando as tendências para a estação inteira, que vai até 21 de junho, o instituto prevê que ainda deve chover na primeira quinzena de abril (primeira quinzena), e que as temperaturas devem cair um pouco, até esfriar de vez a partir de maio. Finaliza, ainda, indicando um aumento das chuvas no fim da estação, em junho.

Veja Mais