Está insatisfeito com seu peso? Veja 10 mitos e verdades sobre dieta

Nutricionista esclarece dúvidas a respeito dos hábitos mais comuns de quem está brigado com a balança

25/10/2016 - 16:44 - Atualizado em 25/10/2016 - 16:44

É difícil encontrar quem esteja satisfeito com o seu próprio corpo. Mesmo aqueles que não estão brigados com a balança, às vezes querem dois ou três quilinhos a menos. E se tem um assunto que é polêmico é dieta. Há uma série de receitas “milagrosas” para quem realmente enfrenta problemas com seu peso. Quem nunca ouviu falar em tirar o miolo do pão francês ou até mesmo evitar o consumo de alimentos ricos em carboidrato no período da noite?  

Para falar sobre esses mitos e verdades, confira uma lista preparada pela nutricionista da Nature Center, Sinara Menezes: 

Tirar o miolo do pão francês realmente emagrece? 

Mito. Se você tirar o miolo do pão, ele vai reduzir o valor calórico, mas lembrando que o miolo e a casca contêm os mesmos ingredientes e são carboidratos simples. Para ajudar na perda de peso é melhor substituir o pão francês pelo pão integral.

Beber durante a refeição engorda? 

Verdade. Ao ingerir líquidos durantes as refeições, o suco gástrico fica mais diluído e retarda a digestão de carboidratos e proteínas. Além disso, os líquidos ocupam espaços dos alimentos o que faz a pessoa parar de comer mais cedo. Por outro lado, ela chega à próxima refeição com mais fome.

Substituir o pão francês por torrada adianta? 

Verdade. A substituição do pão francês pela torrada é uma ótima opção, pois ao consumir duas torradas você estará ingerindo 40 calorias. Já um pão francês tem 143 calorias. E sempre fazendo essa substituição por torradas integrais, assim a pessoa estará ingerindo um carboidrato bom.

Posso substituir o refrigerante comum pelo diet ou isso é mito? 

Mito. É muito comum o paciente ingerir uma quantidade maior de refrigerante só porque é diet e isso faz com que o consumo de água diminua. A ingestão de refrigerantes só prejudica a saúde, pois provoca o aumento da área do estômago, além de ajudar no desenvolvimento de gastrite. O sódio e a cafeína também costumam dar origem a problemas relacionados aos ossos.

Cortar nutrientes tem eficácia? 

Mito. O ideal para uma reeducação alimentar é que as proteínas e carboidratos sejam consumidos de maneira moderada para ajudar na perda de peso.

Posso trocar refeições por shake e sopa, por exemplo? 

Fazer uma troca de refeição, como café da manhã, almoço ou jantar, por shake não é recomendado, visto que estas refeições devem ser completas. Mas, substituir por uma sopa de legumes no almoço ou jantar, esporadicamente, é uma boa opção.

Reduzir o número de refeições é um mito ou uma verdade?

Mito. Uma reeducação alimentar é baseada em uma alimentação a cada 3 horas e reduzir o número de refeições só faz com que a pessoa chegue à próxima refeição com muito mais fome.

Carboidratos à noite realmente engordam?

Mito. Os carboidratos devem fazer parte das nossas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). É sempre bom, no final do dia, ingerir carboidrato complexo, porque tem uma digestão mais lenta e evita os picos de insulina como pães, massas integrais e cereais.

Sucos detox ajudam no emagrecimento? 

Mito. Os sucos detox devem ser consumidos por todos para uma melhora da saúde e não perda de peso, pois fornecem uma grande quantidade de vitaminas por serem feitos de frutas e verduras.

Tomar muita água ajuda no emagrecimento ou isso é um mito?

Verdade. Mas só a água não é capaz de eliminar os quilos. Para que o resultado seja satisfatório, o hábito deve estar associado a uma alimentação balanceada e à prática de atividade física. 

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