Entidades podem se inscrever para grupo de gerenciamento costeiro

As inscrições vão até esta quinta-feira (22) e a eleição será no sábado (24), na Unisanta

20/09/2016 - 11:46 - Atualizado em 20/09/2016 - 11:49

Estão abertas, até esta quinta-feira (22), as inscrições para o cadastramento de entidades interessadas em participar da eleição de nove representantes da sociedade civil que integrarão o Grupo Setorial de Coordenação da Baixada Santista, no Gerenciamento Costeiro do Estado.

A eleição será no sábado (24), das 9h30 às 12h30, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). As inscrições estão abertas para representantes de entidades civis, sem fins lucrativos, com sede e atuação comprovadas no Setor Costeiro da Baixada Santista – que inclui os municípios de Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga.

Mais detalhes podem ser obtidos na Avenida Prof. Frederico Hermann Júnior, 345, prédio 6, 2º andar, sala 216, Alto de Pinheiros, São Paulo, ou no site www.ambiente.sp.gov.br/cpla/

O que é

O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro reflete a preocupação do Governo e da sociedade com o uso sustentável dos recursos naturais da zona costeira. Historicamente, é um local de ocupação desordenada, o que acaba causando a degradação ambiental.

No Estado, a Zona Costeira tem área de cerca de 27 mil quilômetros quadrados, incluindo 36 municípios e abrigando a maior parte da Mata Atlântica. Elas são divididas em quatro setores: Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananeia e Vale do Ribeira.

Cada setores tem um sistema colegiado de gestão, denominado Grupo Setorial, com participação dos governos estadual e municipal e da sociedade. Os grupos devem elaborar as propostas de zoneamento, atualizá-las e elaborar planos de ação e gestão.

Veja Mais