Dias quentes devem continuar até chegada da primavera, no dia 22

Segundo o Instituto Climatempo, massa de ar seco impede o avanço de frentes frias

13/09/2017 - 11:18 - Atualizado em 13/09/2017 - 11:18

 Calor levou banhistas às praias de Santos nos feriados de 7 e 8 de setembro (Foto: Fernanda Luz/AT)

O tempo seco e as temperaturas beirando os 30ºC nas cidades da Baixada Santista devem continuar até o fim do inverno. A situação é comum para esta época do ano, segundo informações do Instituto Climatempo. 

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, o aumento da temperatura nos últimos dias está relacionado com o sol forte por muitas horas e também com a falta de chuva e de ar polar sobre a região.

"Há uma grande e forte massa de ar seco que influencia o Brasil há quase 20 dias e tem impedido a passagem do ar polar para o interior do País. Além disso, os ventos dessa massa seca desviam o ar úmido que vem da Região Norte para o extremo sul do Brasil. Sem ar polar, sem chuva, com poucas nuvens no fim do inverno, o ar aquece fácil", explica Josélia.

Chegada da primavera

As condições climáticas devem mudar a partir do próximo dia 22, quando termina oficialmente o inverno e começa a primavera. "Com a chegada da nova estação, a previsão aponta a formação de áreas de instabilidade no litoral paulista. A tendência (meteorológica) mostra isso. Por enquanto, a massa de ar seco segue predominando na região, com dias quentes até o final do inverno".

Em Santos, a previsão do Climatempo aponta que a temperatura pode chegar aos 36ºC na sexta-feira (15).

Veja Mais