Conheça a história do Dia de Reis e suas tradições

Data representa o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis

06/01/2017 - 12:00 - Atualizado em 06/01/2017 - 12:20

O Dia dos Santos Reis, ou apenas Dia de Reis, é comemorado nesta sexta-feira (6), e tem origem na tradição católica, que relembra o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos vindos do Oriente Médio, guiados por uma estrela. A data também marca a época de tirar os presépios e desmontar a árvore de Natal.  

Na história do Natal, os Reis Magos foram guiados por uma estrela até chegarem ao local onde Maria estava com seu filho, na presença de José. O caminho percorrido foi longo, pois cada um estava em uma localidade, por isso demoraram cerca de doze dias para chegar a Belém.

Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Sua utilidade é espantar insetos com o aroma espalhado pelo ar, fazendo também do objeto uma reprodução da fé e da espiritualidade.

Da Europa, o enviado foi Belchior ou Melchior. Seu presente, o ouro, era oferecido apenas para os deuses, motivo pelo qual o ofertou para Jesus, simbolizando a riqueza, a realeza.

A mirra também não foi esquecida. Baltazar levou-a da África, como a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para o preparo de medicamentos.

Galette des Rois, bolo feito com amêndoas
na França e em Quebec (Foto: Divulgação)

Tradição no exterior

Em Portugal é feito o bolo-rei ou bolo de Reis. Dentro dele é escondido um brinde, que pode ser qualquer objeto pequeno ou uma fava (espécie de feijão). A pessoa que encontrar é considerado o rei ou rainha da festa e tem a promessa de um ótimo ano. No próximo Dia de Reis essa pessoa que deve trazer o tradicional bolo. Neste dia são também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

Na Espanha é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos réis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os réis magos deixariam os doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. 

Na França e em Quebec, no Canadá, come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte, semelhante a tradição de Portugal. 

Veja Mais