Concurso premiará escolas, clubes e condomínios com composteiras

Objetivo da Prefeitura de Santos é incentivar a reciclagem de resíduos orgânicos na Cidade

29/08/2018 - 14:43 - Atualizado em 29/08/2018 - 14:44

Ação busca reciclar sobras de alimentos e os tranformar
em adubo (Foto: Divulgação/ PMS)

A Prefeitura de Santos abriu nesta quarta-feira (29) um concurso em que o prêmio é uma composteira-minhocário para incentivar a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos na Cidade. A iniciativa é voltada às escolas, clubes, condomínios, associações de bairros, instituições e ONGs.

Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 12 de setembro no site da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), no menu Composta Santos.

Cerca de 40 instituições serão selecionadas e deverão, todo mês, comprovar ações que multipliquem o conhecimento sobre reciclagem de resíduos sólidos e a importância das compostagens à sociedade.

Investimento

De acordo com a Administração Municipal, foram repassados pela União R$ 1 milhão voltados para a instalação de uma área de compostagens na entrada de Santos. Serão utilizados para compostagem restos de alimentos de feiras livres que poderiam ir para o lixo e se tornarão adubo.

Além disso, dez escolas receberam, segundo a Prefeitura, composteiras-minhocários que permitem que alimentos que sobraram da merenda se tornem nutrientes para a terra.

O que são compostagens?

Compostagem é o método usado para reciclar as sobras de alimentos que são jogados fora. Assim como itens como papel, plástico, garrafas pet e outros, os resíduos orgânicos também precisam ser reaproveitados. Neste caso, os produtos são transformados em adubo de alta qualidade para nutrir hortas e plantações.

Alguns tipos de compostagem são as feitas com minhocas, normalmente utilizadas em espaços reduzidos, ou em feiras, para quem tem áreas mais amplas.

LEIA MAIS

<