Comércio deve gerar mais de 1 mil empregos temporários para o Natal

Estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas Santos, que projeta aumento em relação a 2017

21/09/2018 - 07:30 - Atualizado em 21/09/2018 - 17:29

Comércio na região já começou a se preparar para as festas de final de ano (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

Mesmo com os tímidos sinais de recuperação econômica na Baixada Santista, a expectativa é de que mais de 1 mil postos de trabalho sejam abertos no comércio da região para o próximo Natal, conforme a Reportagem apurou com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos. A maioria das vagas, de acordo com o presidente da entidade, Camilo Rey Andujar, deverá ser preenchida no comércio santista.

“Estamos projetando um aumento no número de contratações entre 5% e 7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a estimativa era de 900 postos”. Além de Santos, Andujar também acredita que muitos postos deverão ser abertos no comércio de São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

“De maneira geral, os shoppings empregam muito nesta época, mas acreditamos que 60% dos temporários acabarão sendo absorvidos pelo comércio de rua”, explica. E para quem pensa em se recolocar no mercado de trabalho, essa também é uma boa chance, de acordo com o presidente do CDL.

Isso porque pelo menos metade dos empregados temporários convocados na última temporada de festa acabou sendo efetivada na região. “Quem realmente se mostrar preparado, entender do produto e tiver um diferencial no atendimento poderá se destacar. Hoje, o comércio eletrônico tem muita força. Por isso a importância de um atendimento diferenciado em uma loja física”, explica.

Para os que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, é bom se apressar. Alguns estabelecimentos comerciais já iniciam em outubro a triagem dos currículos para dar início às contratações no mês seguinte. A Reportagem apurou que em boa parte dos shopping centers da região já é possível entregar os documentos e se candidatar a uma das oportunidades temporárias.

A administração do Shopping Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, é uma das mais otimistas para a data. Somente no centro comercial a expectativa é de que sejam abertas 690 vagas para as festas de final de ano. Entre as oportunidades, há oportunidades para caixas, estoquistas, vendedores, atendentes e até gerentes de vendas. Interessados podem cadastrar o currículo no site www.litoralplazashopping.com.br na “Área Trabalhe Conosco” ou entregar pessoalmente nas lojas.

Mas, atenção: a administração do shopping não recebe currículos em mãos, apenas pelo sistema. No estabelecimento, a expectativa é de que as vagas comecem a ser preenchidas já em novembro. Veja como se candidatar a um dos postos de emprego temporário:

Litoral Plaza

Estimativa de vagas: 690

Aonde ir: levar currículo diretamente às lojas ou se cadidatar no site do shopping (www.litoralplaza.com.br) por meio do menu "Trabalhe Conosco".

Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511, em Praia Grande

Praiamar

Estimativa de vagas: número absoluto não foi divulgado, mas administração projeta aumento de 20 a 30% no número de profissionais

Aonde ir: levar currículo diretamente às lojas ou entregar na administração do shopping, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 18 horas.

Endereço: Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida, em Santos

Miramar

Estimativa de vagas: lojistas do estabelecimento ainda não definiram quantos postos serão abertos.

Aonde ir: interessados podem entregar seus currículos diretamente nas lojas ou cadastrá-los no site do Miramar Shopping (www.miramarshopping.com.br) através do menu "Contato".

Endereço:  Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga, em Santos.

Brisamar

Estimativa de vagas: número absoluto não foi divulgado, mas administração projeta aumento de 20 a 30% no número de profissionais

Aonde ir: levar currículo diretamente às lojas ou entregar na administração do shopping, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 18 horas.

Endereço: Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicente.

Parque Balneário

Estimativa de vagas: 80

Aonde ir: levar currículo diretamente às lojas ou cadastrar pelo site www.shoppingbalneario.com.br e clicar em "Trabalhe Conosco".

Endereço: Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga, em Santos.

La Plage

Estimativa de vagas: 500

Aonde ir: levar o currículo diretamente às lojas ou entregar na administração do shopping, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas

Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 885, Pitangueiras, em Guarujá.

Super Centro Boqueirão e Pátio Iporanga

Não divulgaram a estimativa de vagas para o fim de ano.

Veja Mais