Ciclone extratropical trará chuva e ondas de 2 metros na entrada do canal do Porto

Previsão de Núcleo de Pesquisas da Unisanta alerta para impactos em estruturas urbanas e alagamentos

16/07/2017 - 21:43 - Atualizado em 16/07/2017 - 21:56
Ressaca é esperada com mudança no tempo e pode causar transtornos na região. (Foto: Alberto Marques/AT)

Um ciclone extratropical registrado na Argentina nos últimos dias deve trazer problemas para os santistas entre esta segunda (17) e terça-feira (18). Os principais efeitos serão o aumento significativo das ondas e a queda brusca na temperatura, aponta o Instituto Climatempo. 

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) reforça o alerta de ondas grandes, que devem alcançar até 2,3 metros na entrada do canal de navegação do Porto de Santos. Na Baía de Santos, o alcance máximo deve ser de 1,6 metro.

O ápice das ondas deve ocorrer entre a madrugada e a manhã de terça-feira, associada a ventos intensos nesse período.

Pesquisadores do núcleo da Unisanta e da Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias. “Se a previsão se mantiver, podem ocorrer impactos nas estruturas urbanas oriundos da agitação marítima e alagamento das vias públicas ocasionadas pelo nível do mar”, informa o NPH, em comunicado.

O Climatempo também aponta que as embarcações, principalmente as de pequeno porte, devem ser as mais suscetíveis às mudanças climáticas.

Quanto à frente fria, o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, afirma que terça e quarta (19), os santistas devem encontrar máximas bem baixas. Para se ter uma ideia, na terça, a máxima não passa dos 18°C. O cenário permanece o mesmo na quarta-feira.

Calor

O domingo (16) foi de sol e Santos registrou 31°, segundo a Base Aérea. ''É o que chamamos de calor pré-frontal, o dia que antecede a chegada de uma frente fria. A tendência é de céu encoberto, chuva fina e constante. Nesta segunda, os ventos fortes serão a principal característica, atingindo entre 60 km e 80km por hora”, explica.

Os dias bonitos de inverno no litoral retornam na quinta-feira, segundo Pinheiro. O frio, no entanto, deve permanecer.

Veja Mais