Chuva continua, mas alagamentos não são esperados, aponta relatório

Estudo divulgado pelo NPH-Unisanta diz que impactos por conta da alta da maré não deverão ser significativos

13/02/2018 - 16:49 - Atualizado em 13/02/2018 - 17:09

A chuva deve continuar na Baixada Santista nos próximos dias, mas a possibilidade de alagamentos das vias públicas de Santos  - como ocorreu na manhã e início da tarde desta terça-feira (13) - diminui, segundo relatório divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O documento informa que não são esperados mais impactos da agitação marítima nas estruturas urbanas.

De acordo com os registros dos sensores da Praticagem de São Paulo, às 10h40 desta terça (13) foram observadas ondas com altura significativa de 2,4 metros na Ilha das Palmas. A previsão do NPH-Unisanta é que a agitação marítima se mantenha nesta quarta-feira (14) com ondas que não devem superar os 2,4 metros na Baía de Santos. 

Chuva continua nos próximos dias, mas relatório não aponta alagamentos (Foto: Rogério Soares/AT)

A previsão de nível do mar acima da tábua de maré também se mantém, atingindo 1,75 metros por volta das 14h30 e de 1,74 metro durante a madrugada, por volta das 2h30. Já na tarde de quarta, a maré não deve ultrapassar a marca de 1,60 metro. 

Alagamentos pontuais

Ainda para o final da tarde e noite desta terça-feira (13), de acordo com o NPH-Unisanta, os pesquisadores do instituto e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões e das condições do mar, e informam que se a previsão se mantiver, não são esperados alagamento das vias públicas ocasionados pelo nível do mar. 

"Entretanto, podem ocorrer alagamentos pontuais devido à ocorrência de chuva associada à maré elevada. Também não são esperados impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas", aponta o relatório do NPH-Unisanta.

Temperatura 

De acordo com o Instituto Meteorológico Climatempo, o tempo segue chuvoso pelo menos até domingo (18) em Santos. Até a chegada do fim de semana, a temperatura deve aumentar gradativamente. 

Na quarta, a temperatura máxima não deve passar dos 25ºC, com mínima de 21ºC. Já na quinta (15) e na sexta-feira (16), os termômetros devem marcar 26ºC, com mínima de 20ºC e 19ºC, respectivamente. 

Enquanto no sábado (17) a temperatura deve oscilar entre 20ºC e 27ºC, o domingo promete ser de sol, com máxima de 30ºC. Segundo o Climatempo, haverá aumento de nuvens ao longo da manhã e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite.

Veja Mais