Cartórios ampliam horário para cadastramento de biometria

Medida tem início nesta segunda-feira (23), das 8 às 18 horas, mas apenas para eleitores de Santos e Bertioga

22/10/2017 - 08:00 - Atualizado em 22/10/2017 - 08:49

Coletas de impressões digitais e fotografia são feitas em 15 minutos (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

A partir desta segunda-feira (23), os eleitores de Santos e Bertioga vão ter mais tempo para ir ao cartório eleitoral fazer o cadastramento biométrico. Até a próxima sexta-feira (27), o horário de atendimento ao público, que geralmente começa ao meio-dia, será ampliado. As unidades vão funcionar das 8 às 18 horas.

Apesar de nenhuma cidade da Baixada Santista ter obrigatoriedade da identificação biométrica nas próximas eleições e não haver prazo para isso começar a valer por aqui, a medida quer motivar o eleitorado a não deixar o cadastro para a última hora. Até o momento, em toda a região, apenas 15% dos 1,3 milhão de eleitores já se cadastraram.

Por enquanto, a ampliação de horário acontece apenas nas unidades de Santos. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que cada cartório desenvolva iniciativas próprias para incentivar o eleitorado a antecipar o cadastramento. Quando isso for obrigatório para votar, quem não passar pelo processo vai ter o título de eleitor cancelado.

Além da distribuição de cartazes e folhetos, o pessoal dos cartórios tem ido a universidades e escolas para lembrar a galera que é importante fazer o cadastramento. 

Em Praia Grande, na 403ª Zona Eleitoral, por exemplo, os servidores públicos municipais devem ganhar um posto móvel para registrar a biometria a partir do final deste mês. Em Peruíbe, a proposta é que, a partir de janeiro de 2018, um cartório itinerante percorra áreas dos três municípios que estão sob a tutela da 295ª Zona Eleitoral, que inclui Itariri e Pedro de Toledo.

Antes de realizar o recadastramento, eleitor precisa
agendá-lo pela web (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

Como se cadastrar

O agendamento só pode ser feito por meio da internet, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral. Na data marcada, o eleitor deve comparecer ao cartórios com o documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha, no máximo, três meses de emissão. 

O processo de coleta das impressões digitais e da fotografia é bem rápido e em 15 minutos o cadastro já está atualizado, com as informações inseridas no banco de dados da Justiça Eleitoral.

Processo

A biometria tem que ser feita pessoalmente nos cartórios (endereços abaixo). Antes, porém, é necessário fazer o agendamento por meio da internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Bertioga: o atendimento é na Rua Vereador Henrique Soller, 279, em Santos.

Cubatão: Rua Bahia, 67, Vila Paulista.

Guarujá: Rua Washington, 473, Vila Maia;
Av. Santos Dumont, 689, Pae Cará.

Itanhaém: Rua Professora Dinorah Cruz, 71, Centro.

Mongaguá: o atendimento é na Rua Professora Dinorah Cruz, 71, no Centro de Itanhaém.

Peruíbe: Rua dos Pescadores, 85, Centro.

Praia Grande: Av. Guilhermina, 267;
Av. Doutor Vicente de Carvalho, 220/230, Ocian.

Santos: Rua Amador Bueno, 63, Centro;
Rua Vereador Henrique Soller, 279;
Av. Bernardino de Campos, 99.

São Vicente: Av. Presidente Wilson, 884, Itararé;
Praça da Bandeira, 15, 2º andar, Centro.

Veja Mais