Carreta Mulheres de Peito realiza mamografias em São Vicente

Atendimento ocorrerá no Gonzaguinha até dia 22 e entre os dias 23 e 31 na Subprefeitura da Área Continental

15/08/2018 - 15:48 - Atualizado em 15/08/2018 - 15:52

Ao todo, 50 senhas serão distribuídas diariamente para
atendimento (Foto: Divulgação)

A carreta itinerante do programa “Mulheres de Peito”, equipamento do Governo do Estado voltado a exames de mamografia, está estacionada na Praça Tom Jobim, em São Vicente, desde a última terça-feira (14). No local, exames poderão ser realizados gratuitamente até o próximo dia 22. 

De segunda a sexta-feira, os procedimentos ocorrem das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. Após esta data, a clínica móvel ficará na Subprefeitura da Área Continental, entre os dias 23 e 31. Ao todo, 50 senhas serão distribuídas diariamente para atendimento. 

Encarregada da Unidade Móvel, Kátia Cristina Rodrigues do Nascimento, faz um alerta para o diagnóstico precoce da doença. “É importante que elas façam o exame, porque a doença é uma das que mais atinge as mulheres. Se descobrir no início, tem 90% de chances de cura. Se descobrir em estágio avançado, o tratamento é mais complexo, podendo levar à morte”. 

Procedimento 

O exame só pode ser feito se a última mamografia da paciente tiver mais de um ano. As mulheres de 35 a 49 anos precisam levar RG, cartão do SUS e um pedido médico. Acima de 50 anos, apenas RG e cartão do SUS. Em caso de anormalidade nas mamas, os profissionais encaminham para o Município e a mulher realiza um exame mais detalhado.  

LEIA MAIS

<