Campanha para manter as praias limpas será lançada na quinta-feira

Ação se estenderá por todos os municípios do Litoral Paulista até o dia 31 de janeiro

02/01/2018 - 08:12 - Atualizado em 02/01/2018 - 08:12

Na primeira varrição do ano, Terracom recolheu 117
toneladas de lixo (Foto: Alexsander Ferraz/AT)

A secretaria estadual do Meio Ambiente lançará, na próxima quinta-feira (4), a campanha Verão no Clima 2018, para a conscientização dos turistas e da população local quanto à manutenção das praias limpas. A ação será iniciada na Praia do Boqueirão, em Santos, e deverá se estender por 27 dias em todos os 16 municípios do litoral paulista.

A programação está prevista para acontecer ao meio-dia, em tenda armada defronte à rua Ângelo Guerra, no Boqueirão. De 4 de janeiro a 18 de fevereiro, mais de 60 praias estarão com atividades como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens através de monitores ambientais, para conscientizar e esclarecer os banhistas sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

Mais de 350 monitores e aproximadamente 1.500 voluntários estarão envolvidos nas ações de educação ambiental. O principal objetivo é a mudança de comportamento das pessoas com respeito aos cuidados com a praia e o meio ambiente.

Pela primeira vez, os monitores também deverão falar sobre mudanças climáticas e a chamada “pegada zero”. Segundo a pasta, a preocupação é estimular a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio.

Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo.

Veja Mais