Blog amplia horizontes da linguagem em escola de Santos

"O Periscópio" é mantido por textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa do 5º ano

14/06/2018 - 12:30 - Atualizado em 14/06/2018 - 12:31

Para a professora Claudia Marczak, o blog também ajuda alunos em outras disciplinas (Foto: Fernanda Luz/AT)

Há mais de 100 anos, o periscópio é um instrumento que ajuda a humanidade a vencer barreiras físicas para observar algo: o inimigo por trás da trincheira ou o que se mostra na superfície quando se está em um submarino, por exemplo. No Colégio Presidente Kennedy, em Santos, o aparelho inspirou um blog: O Periscópio, com o qual se estimula a escrita, encurtam barreiras geográficas e ampliam horizontes, permitindo ver além quando o assunto é ensinar e aprender.

Desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa do 5º ano, o projeto prevê a atualização do blog com textos sobre o cotidiano das crianças, resenhas de livros e vídeos. O principal objetivo é estimular a leitura e a escrita dos alunos do Kennedy e de crianças que falam português ao redor do mundo, colaborando em uma temática debatida com frequência cada vez maior entre comunidades de língua portuguesa.

“Os filhos de imigrantes brasileiros residentes no exterior vão perdendo, aos poucos, o contato com a língua materna e com a cultura brasileira. Isso serviu de mote para que as crianças daqui realizassem produções dos mais diversos gêneros, compartilhando-as com as que estão fora do País”, explica a professora Claudia Marczak, idealizadora do blog. Assim, o trabalho ajuda na manutenção da chamada língua de herança de brasileiros ou portugueses que vivem em outros países.

Claudia busca diversas conexões e, com isso, já conseguiu fechar parcerias com iniciativas no Japão, nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e França. Hoje, as produções dos alunos do Colégio Kennedy já foram visualizadas em todas as regiões do Brasil, em mais de 20 países e chamaram atenção na 5ª Conferência Mundial da Língua de Herança, que transcorreu no início do mês, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos EUA.

Claudia foi convidada para apresentar o projeto desenvolvido em Santos. Ela conta que a conferência reuniu profissionais e pesquisadores de vários lugares do mundo e o trabalho desenvolvido no colégio santista despertou o interesse dos participantes.

“A receptividade foi excelente”, resume ela que, diante do forte movimento migratório n o mundo, defende o plurilinguismo – o incentivo ao aprendizado de uma outra língua, sem necessidade se perder a ligação com outra.

Sala de aula

Parágrafo, letra maiúscula ou uma vírgula fora do lugar. A preocupação dos estudantes com detalhes dos textos foi um dos impactos do Periscópio na sala de aula. “Quando a gente pede um texto em sala, geralmente quem lê é o professor e, no máximo, fazemos uma leitura para a classe. Agora, eles têm uma motivação a mais porque, na internet, os leitores deles estão em qualquer lugar”, considera Claudia.

A professora Juliana dos Santos, que também desenvolve o projeto em uma das classes de 5º ano, comemora os resultados. “O Periscópio exige leitura dos textos do próprio blog e de outros textos para que eles possam escrever. Isso tem estimulado muito a leitura que, às vezes, fica um pouco isolada na sala de aula. Agora, eles estão devorando livros”, brinca.

E as crianças gostam mesmo. Pedro Lourenço, de 9 anos, conta que gostou muito de uma oficina literária realizada para o projeto que se baseou em contos assustadores. “A oficina foi o que mais gostei. Achei legal porque gosto de terror”, afirma. Marina Hanak,de 10, também gosta do projeto e, inclusive, já identificou mudanças. “Minha ortografia melhorou bastante”.

Porém, muito do trabalho faz sentido para os alunos porque eles entendem que, de alguma forma, também estão ajudando os outros. “As atividades são legais, mas gosto porque a gente também ajuda outras crianças”, conta Luiza Politano Gazzoli, de 10 anos. “O projeto ajuda brasileiros que estão fora daqui a continuar falando português. É bem legal”, complementa Marina Deguchi.

Veja Mais