Bertioga realiza cerca de 600 mamografias até novembro

Realizado em mulheres com mais de 40 anos, a ação tem com objetivo zerar a fila de pacientes que esperam a realização do exame

05/10/2017 - 16:00 - Atualizado em 05/10/2017 - 16:28

Com a chegada do Outubro Rosa - mês dedicado ao combate do câncer de mama - a Prefeitura de Bertioga realiza neste mês e em novembro cerca de 600 mamografias, em mulheres com mais de 40 anos e que tenham feito o exame há mais de um ano. Até o momento,  já foram feitos cerca de 60 mamografias.

A ação tem como objetivo zerar a fila de pacientes que esperam a realização do exame. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade do município lançou na última segunda-feira (2) a campanha "Somos Todos Rosa", com a presença de autoridades, da blogueira Suellen Sartorato, da presidente da Ong Amigas do Peito, Shirley Bezerra, e palestra do médico ginecologista e mastologista Marcello Castigan dos Santos.

Mamografia

Cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as pacientes estão sendo chamadas pela Secretaria de Saúde para realização da mamografia em data e local agendados. As equipes de saúde das UBS estão aptas para receber, orientar e fazer o pedido de exame das pacientes, sendo que as solicitações feitas durante outubro e novembro e as demandas antigas serão atendidas.

Ações

Em outubro, serão realizadas ações de conscientização sobre o câncer de mama entre os dias 16 e 20, sempre das 14 às 16 horas, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante a semana, um enfermeiro estará nos locais explicando sobre o autoexame, além da presença da ONG Amigas do Peito que doará e ensinará as mulheres a usarem lenços. Haverá também na programação a realização da técnica de relaxamento Reiki e um curso sobre a importância e benefício dos chás oferecido pelo Sesc.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

No dia 16 de outubro, a ação será realizada na UBS Boraceia, localizada na Rua Mário Schemberg, s/nº. No dia 17, o atendimento será feito na UBS Indaiá, que fica na Rua São Francisco do Sul, s/nº, enquanto no dia 18 o local escolhido será a UBS Vista Linda, na Rua José Carlos Pace, s/nº.

Já no dia 19 de outubro, as ações em torno do outubro rosa serão realizadas na UBS Maitinga, localizada na Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, e no dia 20 na UBS Vicente Carvalho II, que fica na Rua Epiphânio Baptista, nº 637. Finalizando as ações neste mês, no dia 23 o atendimento será feito no Centro de Especialidades Médicas (CEME), que fica localizado na Praça Vicente Molinari, nº295, no Centro.

Veja Mais