Bancos privados começam a pagar benefício do PIS/Pasep; confira calendário

Um calendário foi elaborado pelas instituições bancárias para a liberação dos pagamentos

13/09/2018 - 08:13 - Atualizado em 13/09/2018 - 08:20

Pelo menos 11,8 milhões de pessoas devem ser
beneficiadas (Foto: Fotos Públicas) 

Trabalhadores que têm saldo para receber no Fundo PIS/Pasep já podem efetuar os depósitos automáticos nas contas bancárias em bancos privados. Pelo menos 11,8 milhões de pessoas no País ainda não sacaram esses recursos, que somam R$ 20,2 bilhões. 

 

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) elaborou um calendário de pagamento com as instituições financeiras que firmaram acordo com a Caixa Econômica Federal. 

Cada empresa definiu uma forma diferente para avisar essas pessoas. O Bradesco, por exemplo, fará o comunicado pelos canais digitais e via extrato. 

Já o Itaú notifica nos extratos e prepara equipes comerciais e centrais de atendimento para tirar as dúvidas, informa, em nota, a Febraban.

Mas, atenção: pra ter essa facilidade, é necessário que os dados estejam atualizados no cadastro do seu banco. O trabalhador também deve manter a conta no azul.

Pasep

A mesma programação está valendo para o Pasep, que é voltado aos servidores públicos. Nesse caso, o cronograma de pagamento teve início na última terça-feira (11).

O valor extra do PIS/Pasep é destinado a quem foi inscrito nos programas entre 1971 e 4 de outubro de 1988. 

O saque poderá ser feito até o dia 28 deste mês por quem tiver até 59 anos. Depois disso, volta a valer a regra geral, que consiste na liberação do benefício somente a maiores de 60 anos, portadores de doenças graves e aposentados, entre outros.

Calendário 

Nesta quinta-feira (13), o depósito automático do PIS será creditado para clientes do Santander, Bancop, Siscredi e Banestes. Entre esta sexta-feira (14) e segunda (17), o benefício estará disponível para os correntistas do Bradesco. 

No dia 18, serão atendidos os clientes do Itaú e no dia 19, os correntistas do BRB e Mercantil. 

O Pasep já está disponível na conta dos clientes do Bradesco e Santander e nesta quinta sai para os correntistas do Bancoob e Itaú. Na sexta-feira (15), serão atendidos os clientes do Sicredi, Mercantil, Banest e BRB.

LEIA MAIS

<