Baleia da espécie Franca encalha na orla de Praia Grande

Animal, com aproximadamente seis metros, foi localizado em avançado estado de decomposição

13/09/2017 - 16:19 - Atualizado em 13/09/2017 - 16:37

Animal, avistado na véspera por pescadores, foi localizado no Canto do Forte (Foto: Divulgação/Biopesca)

Uma baleia da espécie Franca (Eubalaena australis), com aproximadamente seis metros de comprimento, foi localizada morta na orla de Praia Grande, na manhã desta quarta-feira (13). O encalhe do animal, uma fêmea, que já estava em avançado estado de decomposição, ocorreu no Canto do Forte e foi informado por militares da Fortaleza de Itaipu à equipe do Biopesca. O instituto realiza o monitoramento costeiro de praias do Litoral Sul. 

De acordo com informações do instituto, apesar do encalhe só ter ocorrido hoje, por volta das 11h30, o animal já tinha sido avistado por pescadores, na altura do quiosque 21, no bairro Guilhermina, na noite anterior. 

O Biopesca realizou necropsia no animal ainda na areia da praia e constatou que tratava-se de uma baleia jovem. Em razão do avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte.  Após análise, uma equipe da Prefeitura de Praia providenciou a remoção e o descarte adequado da carcaça do animal. 

Conforme informações do Biopesca, essa foi a terceira baleia recolhida este ano pelo instituto. Os demais encalhes envolveram baleias da espécie Jubarte e ocorreram em Itanhaém. 

O trabalho de reabilitação na unidade é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

Veja Mais