Baixada Santista tem oito transferências de padres entre paróquias

Segundo bispo, o motivo é o baixo número de padres na região, o que dificulta a reposição

12/08/2017 - 10:23 - Atualizado em 12/08/2017 - 11:48
Haverá mudanças em oito paróquias da Baixada
(Foto: Walter Mello/A Tribuna/Arquivo)

Mais uma vez, a Baixada Santista terá transferências de padres entre paróquias. Serão oito alterações a partir de setembro. Segundo o bispo da Diocese de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, o motivo é a necessidade, já que a região atua com um número "apertado" no clero.

"Tem padre que vai estudar na Europa e preciso que alguém vá para a comunidade onde ele atua. Não temos padres avulsos ou sem nenhum cargo pastoral para repor", explica Scaramussa, destacando a dificuldade na missão. "Estamos com número estreito e, de alguma forma, está faltando (padre), sim. Enquanto não tivermos novas ordenações, estaremos no limite", diz o bispo, lembrando que nas alterações, o padre Wilhelm Barbosa, por exemplo, acumulará as paróquias N. Sra. do Perpétuo Socorro e São José de Anchieta, ambas de São Vicente.

Para este ano estão previstas duas ordenações. São 17 pessoas em estudos, mas são necessários sete anos para se formar um padre: três na faculdade de Filosofia e quatro em Teologia, além do seminário.

Mudanças

A lista de mudanças começa com o padre Felipe Sardinha Bueno, atual administrador Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Lapa (Cubatão). Ele irá para Roma cursar mestrado em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana (Pontifícia Universidade Lateranense). 

Entra no lugar dele o padre João Chungath, atualmente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Santos). 

Para cobrir a paróquia da Aparecida assume lá o pároco Lucas Alves da Silva, da São Tiago Apóstolo (Santos). Outra alteração é a ida do padre Aluísio Antônio da Silva, da Paróquia São José de Anchieta (São Vicente), para São Thiago Apóstolo (Santos).

Já o padre Wilhelm dos Santos Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (São Vicente), será Administrador Paroquial da São José de Anchieta (São Vicente). A sexta mudança é a entrada do padre Valdeci João dos Santos, Vigário Episcopal, para a dimensão social da evangelização, com residência na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Santos).

A sétima alteração é de José Fernandes da Silva, que será vigário paroquial na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (São Vicente). E, por fim, Tom Thomas Anchnkandom será vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itanhaém).

Veja Mais