Após 15 dias em tratamento, golfinho é solto em praia de Ubatuba

Esta é a primeira vez que um golfinho da espécie Steno bredanensis é reinserido à natureza

23/10/2017 - 13:39 - Atualizado em 23/10/2017 - 15:08

Animal foi solto nesta segunda-feira, na Praia do Perequê-Açu (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

O Instituto Argonauta realizou nesta segunda-feira (23), pela primeira vez, a soltura de um golfinho da espécie Steno bredanensis, popularmente conhecido como golfinho-de-dentes-rugosos, na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, no Litoral Norte. O animal, que esteve em tratamento na Base de Reabilitação da ONG, recebeu cuidados e medicamentos da equipe veterinária por cerca de 15 dias, antes de ser reinserido à natureza. 

Oceanógrafo e presidente do instituto, Hugo Gallo Neto comemorou o desfecho do caso e parabenizou a equipe pelos esforços empregados durante a recuperação do animal.  

“É muito gratificante ver a dedicação de toda a equipe envolvida e comprometida em devolver o animal ao ambiente natural. Golfinhos são animais extremamente complexos, o que torna a recuperação ainda mais especial”. 

No caso específico deste animal, de acordo com o Instituto Argonauta, foi preciso contar com o reforço de especialistas e equipamentos vindos de São Paulo, como o caso dos exames de raio-X, que foram imprescindíveis para a realização do diagnóstico do animal.“Chegamos ao diagnóstico da pneumonia, graças aos exames realizados pela equipe vinda de São Paulo”, conta o oceanógrafo. 

Esse foi o primeiro caso de reabilitação de golfinho desta espécie (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

Além do trabalho de resgate, reabilitação e soltura, o Instituto Argonauta executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS), no Litoral Norte de São Paulo. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. 

O projeto é conduzido pelo Ibama, coordenado pela UNIVALI e executado pelo Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

Veja Mais