Aplicativo permite realização de denúncias ambientais

Lançado pela Secretaria do Meio Ambiente, aplicativo já recebeu quase 200 denúncias

19/05/2017 - 14:11 - Atualizado em 19/05/2017 - 15:25

Aplicativo Denúncia Ambiente já foi instalado por mais
de mil pessoas (Foto: Marcelo S. Camargo/ A2img)

Um novo serviço para smartphones já está disponível para a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. O aplicativo "Denúncia Ambiente" permite ao usuário tirar fotos, gravar vídeos e áudios, para realizar denúncias ambientais, como desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar, emergências químicas e produção, soltura ou venda de balões. Além disso, tem sido utilizado para evitar problemas como o dos lixões.

Desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), o Denúncia Ambiente teve seu funcionamento iniciado em maio e já recebeu quase 200 denúncias. Baixado por mais de 1000 pessoas, somente nos últimos meses, a Secretaria e a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) interditaram 16 deles lixões, entre eles o lixão de Iporanga, que era uma área que não atendia à legislação ambiental estabelecida pela CETESB.

Disponível para Android e iOS, o usuário pode optar por fazer a denúncia de maneira anônima, sendo obrigatório anexar no mínimo uma evidência do que está sendo denunciado.

O secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, explica que o aplicativo tem auxiliado na preservação ambiental. “A interdição dos lixões representa um avanço no ponto de vista da preservação do meio ambiente. Para ser ainda mais eficiente, a população precisa ajudar. O aplicativo foi feito pensando nisso, pois ele é acessível, muito intuitivo e dá mais agilidade ao processo”.

Veja Mais