Ano termina com os dois últimos meses mais amenos desde 2010, diz especialista

Dias quentes serão mais percebidos em janeiro, mas o calor intenso virá em fevereiro

31/12/2017 - 14:13 - Atualizado em 31/12/2017 - 14:13

Dia 1º será marcado por sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde (Foto:Vanessa Rodrigues/AT)

Os dois últimos meses de 2017 terminam como os mais amenos na Baixada Santista desde 2010. De acordo com o climatologista e diretor da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, o início do próximo ano terá dias quentes, como o deste domingo (31), mas com bastante chuva e tempo instável. Calor mesmo, segundo ele, será em fevereiro.

Conforme o especialista, enquanto a temperatura média de novembro, dos últimos 30 anos, é de 23°C, somando-se todas as máximas e mínimas, este ano, a média ficou na casa dos 22,8°C. Em relação a dezembro, a média das três últimas décadas foi de 24,4°C, e a deste ano fechou em 23,8°C.

 ''Parece pouco, mas já fez a diferença. O problema, na verdade, não foram as mínimas, e sim as máximas, que estão baixas. Foram elas que empurraram a média para baixo''.

Bonafim observa que a menor mínima neste mês de dezembro, em Santos, foi registrada  na madrugada do dia 12: 17,8°C. ''Mas também tivemos temperatura mais baixa que o normal em novembro. Isso tem ocorrido por conta do resfriamento das águas do Oceano Pacífico Central, que estão com temperatura 0,5°C abaixo da média, trazendo muita umidade, chuva e temperaturas amenas, com maior cobertura de nuvens''.

O especialista reforça que o ar quente de verão começa a ser sentido no próximo mês e que o verão engrena, de fato, em fevereiro. 

E o primeiro dia do ano?

Para quem vai curtir o 1º de janeiroo na Baixada Santista, a notícia é boa: as temperaturas devem permanecer amenas, com os termômetros marcando entre 22ºC e 27ºC em cidades como Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão. 

De acordo com o Instituto Climatempo, os termômetros em Guarujá e Bertioga indicam que a máxima também será de 27ºC, mas a mínima será um pouco menor, em torno dos 21ºC. Em Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, as três cidades do Litoral Sul, a mínima é de 21ºC e a máxima de 29ºC.

A primeira manhã do ano será de sol entre nuvens nas cidades da Baixada Santista, variando momentos nublados e de céu aberto. Já no fim da tarde e início da noite, a chance de pancadas de chuva é de 80%, fenômeno típico do verão. 

Veja Mais