Acha economia um assunto difícil? A partir desta terça, novo blog pode te ajudar

Espaço, chamado Visão Econômica, pretende simplificar temas aplicando questões financeiras ao dia a dia das pessoas

14/11/2017 - 08:10 - Atualizado em 14/11/2017 - 08:10

Ricardo Hammoud é doutor em economia e
 professor universitário (Foto: Arquivo pessoal)

Há certas coisas que muita gente não entende quando assiste ao noticiário econômico. Afinal, como as decisões do Banco Central podem afetar a nossa vida? O que temos a ver com o Produto Interno Bruto (PIB)? Para responder a essas e outras questões, A Tribuna On-line lança, nesta terça-feira (14), o blog Visão Econômica.

Quem irá esclarecer e analisar as questões será o doutor em economia, professor universitário e administrador Ricardo Hammoud. Com certificação CFP (Certified Financial Planner – Planejador Financeiro Certificado, em tradução livre), ele é especialista em finanças pessoais.

Segundo Hammoud, os assuntos vão desde dicas sobre como usar o dinheiro ao fazer compras no supermercado e o momento certo para comprar a casa própria até as análises sobre o impacto das principais decisões do setor. 

O especialista explica que entender um pouco de economia pode mudar a vida de uma pessoa. "Uma boa gestão financeira reflete diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Saber planejar, poupar e investir é essencial para o bem estar de uma família. Todo mundo conhece casos de dívidas que acabam em depressão, fim de relacionamento ou muita ansiedade", analisa.

E sobre uma das perguntas do início deste texto, Hammoud dá uma breve explicação. ''Os juros do Banco Central afetam as taxas do cartão de crédito, prestação de imóveis e financiamentos. Ou seja, aquele número que aparece nas matérias jornalísticas afeta boa parte dos brasileiros de alguma forma''. 

Veja Mais