Ação retira quase 200 quilos de microlixo das praias de Santos

Em torno de 800 voluntários participaram do Clean Day Up, realizado neste sábado

15/09/2018 - 18:38 - Atualizado em 15/09/2018 - 18:56

Voluntários envolvidos na ação, nas praias de Santos (Alexsander Ferraz/AT)

Ao menos 800 pessoas participaram da ação mundial Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, neste sábado, em Santos. 

Segundo Hailton Santos, diretor do Instituto Mar Azul, que estava na ação, foram retirados 173,9 kg de microlixo: bituca, tampinhas, plásticos duros, embalagens e até um pouco de alumínio.


Voluntários de escolas e grupos de escoteiros de São Paulo também participaram da limpeza da faixa de areia e de água. 

Esta é a quarta edição da iniciativa em Santos, que envolve empresas, prefeitura, entidades sociais e parceiros. Somando os anos anteriores, o movimento recolheu mais de 300 quilos de resíduos, em especial de micro lixos, que podem ser bitucas de cigarro, tampas e lacres de bebidas, canudos plásticos ou até pedaços de isopor.

No final de cada ação, os voluntários separam todo o lixo recolhido por tipo de material. Depois, todos os resíduos são quantificados, pesados e encaminhados para destinação ambientalmente adequada.  

A ação na Cidade é realizada pelo DP World Santos e Brasil Terminal Portuário, que também integram a campanha mundial Go Green, em que os maiores operadores portuários do mundo se reúnem para desenvolver atividades com seus funcionários, comunidade e parceiros, em prol da sustentabilidade.

Veja Mais