Vila Mathias homenageará Cananeia com desfile 100% inédito

Em busca do título de campeã, agremiação não fará reaproveitamento de materiais de outros anos

30/01/2018 - 08:00 - Atualizado em 30/01/2018 - 08:00

Depois de empatar com a X-9 na última edição do Carnaval santista e conquistar o segundo lugar no critério de desempate, a escola mais nova do Grupo Especial do Carnaval de Santos, a Vila Mathias, promete um desfile histórico no próximo dia 3 de fevereiro. A agremiação está confiante de que poderá levar o título e para fazer bonito na avenida, garante que levará aos foliões um desfile 100% inédito, sem nenhum reaproveitamento de materiais de outros anos. 

Carnavalesco da escola de samba fundada em 2008, Alex Santos conta que, este ano, a homenagem da agremiação da Vila Mathias será feita a Cananeia, cidade do Vale do Ribeira, com o enredo a A Vila Canta o despertar de um povo, Cananeia, o Brasil começa aqui. 


FICHA TÉCNICA 

Cores: azul, amarelo e branco
Títulos: 2 de acesso/2º lugar no ano passado
Presidente: Luiz Fernando dos Santos 
Direção de Carnaval: Comissão do Carnaval 
Carnavalesco: Alex Santos
Diretor de harmonia: Vinícius Mendes e
Diogo Silva

Comissão de frente: Ricardo Dias
Porta Bandeira: Mariana Hudson
Mestre sala: César Augusto 
Componentes: 1,6 mil
Carros alegóricos: 2
Quadripé: 1
Bateria: 150 ritmistas 
Rainha da bateria: Priscila Mara
Princesa: Juliana Leopoldino 

A escolha do tema, segundo ele, surgiu durante sua conclusão de curso na universidade. Santos é formado em História e, no término da graduação, decidiu se debruçar sobre a história da Cidade. 

“Através da minha pesquisa na faculdade descobri que Cananeia era seis meses mais velha que São Vicente. E a proposta do nosso desfile para esse ano é exatamente contar essa história”. 

Segundo o carnavalesco e historiador, o cartório de Lisboa, em Portugal, inclusive, reconhece a região como a mais antiga descoberta no País. A história, de acordo com Santos, mostra que antes da chegada de Martim Afonso a São Vicente, outros dois portugueses já haviam vindo a Cananeia. 

“A história é meio contraditória e vamos destacar isso no nosso primeiro setor, que é a comissão de frente, que mostrará a chegada dos portugueses ao Brasil. Podemos dizer que nosso desfile será um verdadeiro curso de História. Tem muita gente na Baixada que questiona o porquê de São Vicente ser a mais antiga. E a história revela que, na verdade, a primeira cidade por onde os portugueses passaram foi a cidade de Cananeia”.

Com a apresentação, ainda conforme o carnavalesco, a agremiação pretende conseguir alavancar o turismo do município homenageado. 

Vice-campeã do último Carnaval, escola promete mergulho na história de Cananeia (Foto: Fernanda Luz/AT)

“Quando uma escola está homenageando uma Cidade, todo mundo quer saber um pouco mais sobre o enredo e seu fundamento. Junto à Secretaria de Cultura da Cidade desenvolvemos todo um projeto, que mesmo com uma verba mais enxuta, será mantido”, explica Santos, ressaltando que, para conseguir encantar os foliões com um bonito desfile, a escola de samba começou a buscar recursos ainda em julho do ano passado. 

“A Vila Mathias é uma escola de samba nova, e quem tem perna curta, sai mais cedo de casa. Por isso, desde julho do ano passado começamos a planejar nosso Carnaval”.

ver galeria
1/8


Busca pelo título 

No último Carnaval, a Vila Mathias recebeu 179,9 pontos, a mesma quantidade da atual campeã, a X-9. Porém, a pioneira ganhou no quesito enredo, considerado critério de desempate. Presidente da escola de samba, Luiz Fernando dos Santos está confiante de que esse ano o resultado será diferente. 

“Está todo muito empenhado, com uma vibe diferente, para fazer um desfile perfeito, para que a gente consiga, realmente, o título este ano. Ano passado bateu na trave e depois disso trabalhamos o ano inteiro para consertar todos os erros e conseguir o título de campeã do Carnaval santista”. 

Veja Mais