Carnabonde reúne milhares de foliões no Centro de Santos

Em sua 18ª edição, o evento atraiu multidão à Praça Mauá neste sábado (10)

10/02/2018 - 15:43 - Atualizado em 10/02/2018 - 17:08

Evento movimento o Centro Histórico de Santos neste sábado (10). Foto: Alberto Marques/AT

Milhares de pessoas participaram, neste sábado (10), no Centro Histórico de Santos, da 18ª edição do Carnabonde. A festa, que começou por volta das 11 horas, transformou a região em um ambiente de folia, enfeitado com muito confete e serpentina. De acordo com a Prefeitura, 10 mil foliões compareceram ao evento.

E teve muita gente de fora da Cidade que compareceu ao Centro especialmente para rasgar a fantasia. Foi o caso de Jaqueline de Sousa, que é de São Paulo e estava acompanhada de familiares e amigos. Na Cidade desde o Ano-Novo, o grupo garantiu que o evento estava aprovado, especialmente para as crianças. 

A mais recente edição do Carnabonde, aliás, mais uma vez, foi marcada pela presença de muitas famílias que se reuniram para pular o Carnaval seguindo o bonde escocês prefixo 32, desta vez decorado com o tema Turistas do Bairro Chinês - dois dragões chineses e luminárias enfeitavam o veículo, que arrastou a multidão.

Segundo a Prefeitura, o carnaval santista nasceu no bairro Chinês, região de chácaras de orientais  onde havia dois grandes blocos: o Baby dos Jardins da Infância e o Turistas do Bairro Chinês, que promoviam brincadeiras e batalhas de confete nas ruas do Centro e, à noite, seguiam com a festa em outros pontos da Cidade, até chegar à praia.

O bairro Chinês acabou incorporado ao Valongo nos anos 1960 e renasceu em 2011, com a atualização das leis de Uso e Ocupação do Solo. Ele  está localizado do sopé dos morros São Bento, Pacheco e Penha até a Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua São Bento e o Saboó.  

Evento está em sua 18ª edição
 (Foto: Alberto Marques/AT)

Segurança

A festa foi realizada com o apoio da Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) e Polícia Militar. Para garantir a segurança dos presentes, o acesso ao Carnabonde era feito apenas após revista.

O Carnabonde passou pelas ruas Augusto Severo, Cidade de Toledo, Praça Mauá, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, ruas do Comércio, Marquês de Monte Alegre, Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Augusto Severo, terminando na Praça Mauá.

Veja Mais