Senador mostra a bunda na abertura do Congresso na Colômbia

Ato foi visto como suposto protesto pela instalação do Congresso que legislará nos próximos quatro anos

21/07/2018 - 11:13 - Atualizado em 21/07/2018 - 11:14

Ato do senador foi visto como desrespeitoso
(Foto: Reprodução/Twitter)

O senador Antanas Mockus, o segundo mais votado nas eleições legislativas de março na Colômbia, mostrou a bunda nesta sexta-feira (20) em um suposto ato de protesto durante a instalação do Congresso que legislará nos próximos quatro anos.

O congressista do partido Aliança Verde, opositor ao novo governo de direita de Iván Duque, mostrou as nádegas durante o discurso do presidente do Senado, o conservador Efraín Cepeda, constantemente interrompido por gritos de seus colegas.

O ex-prefeito de Bogotá e ex-candidato presidencial se aproximou da mesa diretora do Parlamento onde Cepeda falava, deu as costas a seus companheiros e mostrou a bunda. Posteriormente, subiu as calças e voltou a seu lugar. 

Após o ato, Cepeda pediu ordem e continuou sua exposição.

Não é a primeira vez que Mockus, um filósofo e matemático de 66 anos, recorre a esse tipo de gesto.

Em 1993 ele fez o mesmo e causou polêmica quando era reitor da Universidade Nacional de Bogotá.

Em uma tumultuada assembleia estudantil mostrou as nádegas para chamar a atenção de seus alunos e assim poder continuar a atividade acadêmica.

A nova legislatura do Congresso colombiano, para o período 2018-2022, foi instalada nesta sexta-feira, coincidindo com o 208º aniversário da independência do país.

Veja Mais