Facebook muda o feed de notícias para priorizar conversas de amigos e parentes

Zuckerberg diz que objetivo é que tempo gasto em rede social tenha mais ‘significado’

12/01/2018 - 17:33 - Atualizado em 12/01/2018 - 17:43

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (11) uma mudança na forma como os feeds serão exibidos na linha do tempo. Com a novidade,  a empresa pretender priorizar postagens de amigos e parentes, em vez de posts e notícias postadas por empresas, marcas, mídia e celebridades.

De acordo com o fundador e diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, a ideia é aumentar a quantidade de conteúdo com "interação significativa" que as pessoas consomem. 

Para o Facebook, mudanças levarão a rede social de volta às raízes (Foto: Divulgação)

Notícias e Empresas

As postagens de empresas, marcas e mídia aparecerão menos. A mudança irá afetar posts, vídeos e fotos exibidos nos perfis dos mais de dois bilhões de usuários da rede social e deve começar a ser percebida já nas próximas semanas. 

Ainda segundo Zuckerberg, o Facebook estudou intensamente qual tipo de postagem tem "estressado ou prejudicado" os usuários. "Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhoram nosso bem-estar e felicidade", diz Zuckerberg no comunicado em que anuncia a mudança. 

Para o fundador da rede social, as mudanças levarão o Facebook de volta às raízes, ao manter as pessoas conectadas e interagindo entre si. "Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximaremos das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento de nossos relacionamentos melhora nosso bem-estar e felicidade".

A tendência, segundo Zuckerberg, é que as pessoas passem menos tempo no Facebook após a mudança. A preferência por posts que considera mais “significativos” e a redução da ênfase em outros podem reduzir o papel gigante da rede social como uma fonte de notícias para muitas pessoas.

Veja Mais