Conexão Portugal: país é premiado como melhor destino europeu

Nesta edição da Coluna, Luiz Plácido conta detalhes de Portugal no World Travel Awards

12/07/2018 - 15:49 - Atualizado em 12/07/2018 - 16:16

Portugal venceu como Melhor Destino Europeu pelo segundo ano consecutivo (Foto: Divulgação)

Aconteceu, em 30 de junho, na cidade de Atenas, na Grécia, o 25º World Travel Awards, a premiação de gala do turismo mundial e Portugal voltou a ser o centro das atenções. Foram ao todo, 36 prêmios nos mais variados quesitos destinados ao cantinho português, que deixou para trás, países como Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia, com larga margem de votos.

Entre os prêmios mais importantes está o título de Melhor Destino Europeu, dado a Portugal pelo segundo ano consecutivo, e o prêmio inédito ganho por Lisboa, de Melhor Cidade Destino da Europa. 

Presente na gala, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, destacou que o prêmio dado a Lisboa, além de inédito, é histórico. E reiterou que levar o prêmio de melhor destino europeu pela segunda vez, é algo gratificante que deve encher os portugueses de orgulho. O título também prova que Portugal continua no top das preferências dos turistas internacionais.

Outros prêmios de maior relevância, dentre os 36 conquistados por Portugal, são o de Melhor Destino Insular, dado à Ilha da Madeira, o de Melhor Atração Turística de Aventura, dado ao Passadiços do Paiva, aposta ousada do turismo local, que tem dado muitos frutos a região de Arouca, no Norte do país. Há também o prêmio de Melhor Porto de Cruzeiros Europeus, dado ao Porto de Cruzeiros de Lisboa, que embarcou no ano passado, mais de 521 mil passageiros, segundo o Turismo de Lisboa.

As premiações recebidas, sobretudo por Lisboa, servem para mostrar que a política praticada nos últimos anos, baseada na requalificação dos edifícios, do espaço e patrimônio público, com a disponibilização de novos equipamentos de turismo e uma maior oferta cultural e gastronômica, traz resultados e mantém alto o número de turistas que visitam a capital ano após ano. Isto acaba trazendo, como consequência natural, uma melhoria significativa na qualidade de vida da população local.

O World Travel Awards existe desde 1993 e é dividido por dez regiões mundiais com as galas de cada divisão que decorrem ao longo do ano, antes da cerimônia final, onde são entregues os prêmios para os melhores do mundo. A votação é feita online e liberada para o público em geral, sendo que os votos dos profissionais de turismo, valem por dois. Milhares de profissionais do ramo, em escala mundial, votam anualmente.


Luiz Plácido é jornalista, apresentador do programa Destino Portugal (transmitido no canal de tv a cabo Travel Box Brazil) e proprietário da agência de turismo Destino Portugal Viagens.  Ele escreve na coluna Conexão quinzenalmente, às quintas-feiras.

Veja Mais