Veja dicas para manter o cantinho de leitura da sua casa em ordem

Com cuidados simples e frequentes, o espaço fica sempre lindo e os livros duram mais

02/02/2018 - 19:57 - Atualizado em 02/02/2018 - 20:06

Não basta montar um cantinho de leitura em casa. É preciso saber como fazer a limpeza do espaço e a manutenção dos livros, para que o local realmente seja motivo de prazer e não se torne uma fonte de dor de cabeça.

Renata Marques, do site Donas de Casa Anônimas, ensina alguns truques para conservar livros limpos e em ordem. “Cuidados simples e constantes evitam problemas como mofo, bolor, ressecamento… Ao cuidar dos livros, aproveite também para cuidar do local onde eles ficam armazenados (estantes, prateleiras, nichos, armários…)”. 

O canto de leitura é versátil: pode ser montado no quarto da criança ou em outros lugares da casa.
(Foto: Rogério Soares)

Veja outras dicas a seguir:

1) O livro deve ficar na posição vertical.

2) Não deixe nenhum tipo de objeto dentro do livro, como clipes, marcadores, pétalas, dinheiro…

3) Se você gosta de ler enquanto faz um lanche, cuidado para não deixar restos de alimentos no local, pois os insetos adoram migalhas.

4) Nada de os volumes ficarem expostos ao sol.

5) Não encoste o livro diretamente na parede ou no fundo da estante. Deixe espaço para o ar circular.

6) Semanalmente, passe um espanador ou pano seco (os de microfibra são ótimos) para evitar o acúmulo de poeira.

7) Mensalmente, use uma escova macia nas partes superior e lateral do livro, retirando a poeira de forma mais profunda. Se tiver aspirador de pó, use na potência mínima com um acessório de escovinha. Aproveite para limpar a prateleira.

8) A cada estação (de três em três meses), retire todos os livros da estante, limpe com uma escova macia ou pincel e oxigene as páginas folheando os livros.

E não perca: na edição deste domingo (4) da AT Revista, especialistas orientam como montar um cantinho de leitura de arrasar.

Veja Mais