Tomar café da manhã protege o coração

Estudo mostra que a refeição reduz as chances de ter um infarto ou um AVC

21/11/2017 - 20:12 - Atualizado em 21/11/2017 - 20:13

Quem toma café da manhã regularmente tem menos chances de desenvolver aterosclerose – entupimento de artéria, que pode levar ao acidente vascular cerebral (AVC) ou até a um infarto. É o que diz estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. 

Por outro lado, quem consome menos de 5% da recomendação diária de calorias nesta refeição tem o dobro de placas ateroscleróticas do que as pessoas que fazem uma refeição completa. 

Médico cardiologista e coordenador do Programa de Cuidados Clínicos para Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio do HCor (Hospital do Coração), Leopoldo Piegas alerta: excluir o café da manhã é um hábito frequente e não saudável associado ao aumento do risco cardiovascular.

Hábito de não tomar café da manhã também favorece a obesidade e o diabetes. (Foto: Shutterstock)

 

"Incorporar alimentos saudáveis é uma forma fácil de garantir que o café da manhã forneça a quantidade de energia adequada e o equilíbrio de nutrientes", observa o médico.

Além disso, ele afirma que pular esta refeição com regularidade favorece o aparecimento de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes.

 

Veja Mais