Teste genético em Guarujá ajuda a melhorar a saúde e prevenir doenças

Especialista explica como funciona o procedimento, realizado a partir da saliva

06/09/2018 - 21:51 - Atualizado em 06/09/2018 - 22:12

A nutricionista Annete Marum realiza a coleta de
saliva no Casa Grande Hotel. (Foto: Cláudia Duarte)

Sua genética não é seu destino. Esse slogan cada vez mais é uma realidade na vida das pessoas. Annete Marum, mestre e doutoranda pela Unifesp e nutricionista do Spasissimo, do Casa Grande Hotel Resort & Spa, em Guarujá, fala sobre o teste genético realizado pela saliva, capaz de melhorar a saúde e de prevenir doenças. 

“Mesmo que você venha a conhecer que tem tendência para acúmulo de gordura corporal, obesidade ou dificuldade de ganho de massa muscular, hoje em dia é possível silenciar esses genes”, afirma. 

A seguir, ela alerta, inclusive, para a capacidade que o recurso tem de identificar genes responsáveis pela metabolização de ômega 3 e ácido fólico, tão importante na prevenção da malformação fetal.

Como é feito o teste?

Coletamos a saliva do paciente em jejum e enviamos para o representante do laboratório europeu aqui no Brasil. Daí, o material é encaminhado para Londres, onde é extraído o DNA e são analisadas 45 variações genéticas. O laudo com o resultado do genótipo do paciente retorna via e-mail.

Quais são os principais itens analisados?

Recebemos dois relatórios: um sobre genes relacionados à metabolização de nutrientes e outro sobre aptidão física. O primeiro avalia a capacidade de cada um metabolizar carboidratos, gordura, álcool, cafeína, sal, antioxidantes, ômega 3, acido fólico, vitamina D, intolerância à lactose, doença celíaca (relacionada ao glúten) e genes responsáveis pelo processo de detoxificação.

E o laudo que determina as aptidões físicas?

O VO2 máximo avalia o potencial aeróbico e como maximizar a capacidade respiratória. O laudo ainda inclui o período ideal de recuperação e até a predisposição a lesões. 

Os genes analisados são apenas os que demonstram evidências científicas de impacto no treinamento físico e na alimentação.

Não é possível fazer essa avaliação no Brasil?

Acredito que existam dois laboratórios que estão investindo para fazer essa análise no País. Esse teste genético é uma ferramenta, dentro do cenário da avaliação clínica de uma pessoa.

É muito importante conhecer a genética do paciente para potencializar a saúde ou prevenir doenças. Acreditamos no slogan: “a sua genética não é seu destino”. 

O Spasissimo, do Casa Grande Resort & Spa, é pioneiro a utilizar testes genéticos para melhorar os resultados nos tratamentos.

Veja Mais