Saiba quais são os alimentos que mais mancham os dentes

A lista não inclui apenas os com muita pigmentação. Os que são ácidos também preocupam

15/12/2017 - 19:18 - Atualizado em 15/12/2017 - 19:20

Manter os dentes saudáveis e brancos é algo que não depende apenas de uma boa escovação. Também passa por prestar atenção nos alimentos que você consome.

Afinal, aqueles que têm forte pigmentação, chamados tecnicamente de cromogênicos, costumam ser grandes inimigos do sorriso perfeito. Entre eles estão o açaí e o vinho.

Mas não para por aí. Os alimentos ácidos, como o limão, se mostram outros vilões dos dentes claros, pois potencializam a absorção dos pigmentos que mancham o esmalte, explica Elaine Cristina de Almeida, especialista em Dentística Estética.

Confira, a seguir, os principais alimentos que comprometem a dentição branquinha:

Açaí: muito consumido no verão, ajuda no escurecimento dos dentes, devido à sua tonalidade escura e intensa.

Beterraba: ela é rica em vitaminas e minerais, mas sua pigmentação roxa afeta a cor da dentição.

Café: é um dos alimentos que mais comprometem o sorriso branco. Ainda mais se for consumido com muita frequência, observa Elaine.

Chás: acredite, eles podem ser piores do que o café. Fique esperto principalmente com os escuros demais.

Limão: o ácido presente nessa fruta aumenta a captação de pigmentos pelos dentes.

Mirtilo, framboesa e cranberry: devido à tonalidade escura, ajudam a diminuir a claridade da dentição.

Refrigerantes à base de cola: além de coloridos artificialmente, são ácidos. Fora isso, têm açúcar demais em sua composição, o que favorece o aparecimento de cáries.

Shoyu: o molho de soja alia as duas características indesejadas em um alimento quando falamos de manchas dentárias. Ou seja, ele é ácido, escuro e, para completar, contém corantes artificiais.

Vinagre balsâmico: causa o mesmo efeito que o molho shoyu.

Vinho tinto: quanto mais escuro for, mais vai manchar a dentição. E é uma bebida ácida, que pode contribuir com a desmineralização do esmalte, deixando os dentes mais escuros e sensíveis.

 

Após comer alimentos muito pigmentados ou ácidos, escove os dentes. (Foto: Shutterstock)


Muita calma nesta hora

OK, os alimentos citados acima interferem no sorriso branco. Mas não é por causa disso que você vai cortá-los do seu cardápio. “A melhor solução é não exagerar e sempre escovar os dentes depois de consumi-los. Se não for possível, recorra a um copo d'água e faça bochechos”, orienta Elaine Cristina de Almeida.

Outros toques: procure parar de beber vinho, pelo menos, meia hora antes da higiene bucal noturna. E coma uma maçã por dia, porque essa fruta, por ter função adstringente, ajuda a preservar o esmalte dos dentes.

Agora, se a dentição já estiver amarelada, marque uma consulta com o dentista. Ele vai avaliar qual o tratamento mais adequado para o seu caso.


Veja Mais