Saiba mais sobre tratamentos para rejuvenescer a pele e perder gorduras

A lista inclui tanto métodos dermatológicos quanto estéticos, para homens e mulheres

01/03/2018 - 22:35 - Atualizado em 01/03/2018 - 22:46

Ter a pele lisa e o corpo bem torneado exige cuidados específicos. Tratamentos não faltam no mercado da beleza. Fomos atrás de modernos procedimentos das áreas de dermatologia e estética, que atuam em queixas muito frequentes tanto por parte das mulheres quanto dos homens. Veja com quais você mais se identifica e aproveite!

Papada ou queixo duplo

Caracterizada pelo acúmulo de gordura na região abaixo do queixo, a papada altera o contorno do rosto e é uma reclamação comum nos consultórios médicos, principalmente dos pacientes com mais de 30 anos de idade.

A dermatologista Sonia Voss explica que a criolipólise é um dos recursos usados para melhorar o problema. "Trata-se de uma tecnologia aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) e indicada para eliminar gorduras que não melhoram com dietas, nem com atividade física. O tratamento promove o resfriamento controlado das células adiposas, formando cristais de gelo que, ao descongelarem, levam à morte desse tecido, que é eliminado pelo sistema linfático".

As alternativas são boas contra gorduras que persistem após o treino e a dieta. (Foto: Shutterstock)

De acordo com a especialista, o procedimento pode levar à perda de 25 a 30% da gordura. Os resultados finais aparecem cerca de 90 dias após a aplicação.

Na maioria dos casos, apenas uma sessão é suficiente para resolver o problema. Há ainda a possibilidade de fazer o tratamento combinado com radiofrequência, que melhora a flacidez da pele.

Pele jovem

Um dos temas mais falados no Congresso Americano de Dermatologia, que aconteceu na última semana em San Diego, na Califórmia, foi o microagulhamento.

A dermatologista Carmem Durazzo, da Cliniderm, em São Paulo, explica que a técnica em geral é associada ao chamado drug delivery, que facilita a penetração de princípios ativos específicos. "Em geral, aplicamos vitamina C e fatores de crescimento (substâncias extraídas de células vegetais que revitalizam a pele)”.

As minúsculas lesões propositalmente provocadas na pele causam um processo inflamatório que, após a reação de defesa do organismo, dão aspecto rejuvenescido ao rosto pelo estímulo do colágeno.

Ainda há possibilidade de incluir princípios clareadores no drug delivery para tratar melasmas (manchas escuras na pele). São necessárias cerca de três sessões.

Melhor contorno facial

A dermatologia tem se beneficiado do chamado MD Codes (Códigos Médicos), técnica criada pelo dermatologista Maurício de Maio e que trabalha a melhor sustentação facial.

Segundo a dermatologista Fabiana Addario, de Santos, trata-se de um preenchimento feito com ácido hialurônico em 60 pontos estratégicos, que suavizam áreas mais afetadas pela ação do tempo como bigode chinês, canto dos lábios, maçãs do rosto e linha da mandíbula.

O resultado é uma aparência mais descansada e jovial, já que a idade leva à perda de volume da face.

Máscaras feitas na hora

Novidade no mercado da estética, a máquina de fazer máscaras de colágeno 100% vegetal prepara o produto no exato momento da aplicação.

A esteticista Ilma Ribeiro, da Shape Estética & Saúde, conta que o aparelho produz duas versões de máscaras: uma para clareamento da pele e outra para revitalização. "A Cosmobeauty foi buscar esse recurso no exterior".

De acordo com Ilma, o produto vem com a tecnologia Dermo Smart, que é a adição de fluídos concentrados que funcionam como aditivos e resultam em efeitos prolongados. "Para a ação antirrugas, além do colágeno, são incluídos ativos de efeito tensor e que ajudam no aumento da capacidade de firmeza e volumização da pele, além do preenchimento das rugas. Já o fluído voltado para o clareamento vem com uma combinação de ativos vegetais de ação despigmentante”.

Pode ser usado, inclusive, em gestantes, lactantes e pessoas de peles sensíveis. Vem com colágeno, extrato de acerola (rico em vitamina C) e princípios que clareiam sem agredir a pele.

Para o clareamento, o ideal é fazer o tratamento de cinco sessões, uma por semana. Já a máscara de revitalização pode ser realizada uma vez por mês.



Veja Mais