Ovo ajuda a evitar ou aliviar a ressaca

O alimento também tem propriedades que favorecem a recuperação após a folia

05/02/2018 - 20:41 - Atualizado em 05/02/2018 - 20:42

O Carnaval se aproxima e, nesta época do ano, muita gente costuma abusar no consumo de bebidas alcoólicas. Mas o que a maioria das pessoas não imagina é que os ovos podem ser grandes aliados na hora de retardar ou aliviar a famosa ressaca. 

“Fazer refeições com ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo organismo, porque eles são ricos em proteína e em gorduras boas, dos tipos mono e poli-insaturadas”, explica Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

O efeito protetor do ovo dura em torno de uma hora. (Foto: Shutterstock)

Vale ressaltar que o efeito protetor tem duração de cerca de uma hora. O ovo é também uma ótima alternativa para acelerar a recuperação depois da folia, graças às vitaminas do complexo B, necessárias para repor as perdas que o álcool proporciona ao organismo. 

Além disso, vitaminas A e E e minerais como magnésio, zinco, manganês e selênio são nutrientes antioxidantes. 

“Depois da folia, o ideal é fazer refeições leves, como ovos mexidos ou levemente cozidos por sete minutos com torradas, sucos de frutas e iogurte com cereais. Elas oferecem proteínas importantes para que as demandas do organismo sejam supridas e para a manutenção de nosso sistema imune”, diz Lúcia. 

Essas receitas, quando associadas ao consumo de carboidratos, proporcionam ótima recuperação.

Veja Mais