Mau uso do celular pode provocar dores e até lesões de coluna

A pior atitude, segundo especialista, é manter a cabeça baixa para manusear o aparelho

28/12/2017 - 17:10 - Atualizado em 28/12/2017 - 17:12

Você sabia que a forma como você usa o celular, além do tempo excessivo de utilização do aparelho, pode prejudicar a sua postura? O maior erro relacionado a esse hábito da vida moderna: manter a cabeça baixa ao olhar para o smartphone, por longos períodos, causando sobrecarga na cervical e até lesões na coluna. 

O alerta é da fisioterapeuta Romina Bonder, da Physio Life, que diz ser cada vez mais comuns queixas referentes a isso. Para se ter uma ideia, dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua cervical até 27 quilos de sobrecarga.

“Muita gente chega ao consultório se queixando de dor. E não são só pessoas mais velhas, que já trazem outros erros posturais, principalmente do trabalho, diante do computador, como adolescentes de 14, 15 anos”.


Ao manter a cabeça baixa para mexer no celular, você faz uma pressão na cervical de até 27 quilos.
(Foto: Shutterstock)


Resultado: dores que costumam irradiar para a cabeça, como as chamadas cefaleias cervicogênicas, e para as regiões dos ombros, cotovelos, podendo atingir até as mãos. 

Para evitar que isso aconteça, além de não ficar por longos períodos com o smartphone, a saída é adotar a postura ideal durante o uso do celular. “O certo é manter a cabeça reta e o celular, na altura dos olhos”, afirma Romina. 

Já quando o problema está instalado, a indicação é procurar um médico. Um tratamento fisioterapêutico pode ser recomendado.


Veja Mais