É solteiro ou mora sozinho? Listamos 13 dicas para facilitar sua vida

Organizadora de lares ensina desde como otimizar a limpeza da casa até a ida às compras

27/02/2018 - 21:35 - Atualizado em 27/02/2018 - 21:39

Quem mora sozinho ou é solteiro, muitas vezes, tem dificuldade para manter a casa em ordem, por falta de habilidade ou mesmo de tempo. Para facilitar a vida dessas pessoas, listamos 13 dicas da organizadora de lares Bia Martins que farão toda a diferença. Confira!

1) Primeiramente, faça uma arrumação geral, colocando cada coisa no lugar certo. Será trabalhoso, mas irá facilitar a funcionalidade da casa.

2) Tenha uma faxineira pelo menos uma vez por semana, de preferência, na segunda, já que é no final de semana que a bagunça costuma aumentar. Caso o orçamento não permita, corte algum gasto supérfluo.  

3) Elabore uma rotina específica para a faxineira, tornando possível lavar, passar e faxinar no mesmo dia. Melhor ainda se ela puder deixar uma comidinha pronta!

4) Faça uma lista de regras para a faxineira. Por exemplo: não mexer em determinada gaveta, não jogar nada fora sem consultar, não mudar as coisas de lugar etc. Isso ajudará a manter a organização à qual você já está acostumado.

5) Coloque um quadro branco na cozinha para registrar tarefas e compromissos. Deixe-o bem à vista. Peça também à faxineira para anotar os itens que estão em falta.

Uma tática é apostar em caderno de notas, quadro e listas de necessidades do lar. (Foto: Shutterstock)

6) Além do quadro, tenha um caderno específico para anotar tudo relacionado às necessidades da casa.

7) Tente manter a arrumação da faxineira. Sujou um prato? Lave logo após o uso. Chegando do trabalho, já deixe a roupa suja na lavanderia e não jogada em qualquer lugar. Essas pequenas ações diárias evitam o acúmulo de bagunça.

8) Elabore uma lista padrão de supermercado, citando tudo o que você costuma consumir. No dia das compras, use essa relação como base.

9) Não compre produtos perecíveis em grandes quantidades para evitar desperdícios.

10) Se possível, dê preferência aos alimentos pré-lavados e pré-cozidos para facilitar suas refeições.

11) Tenha sempre lanchinhos fáceis e saudáveis em casa, como nozes, castanha, frutas secas, biscoitos integrais e iogurtes naturais.

12) Se você usa roupas sociais para trabalhar, é bom ter pelo menos dez camisas e seis calças. Assim, dá tempo de lavar, secar e passar as peças sem pressa.

13) Tenha pelo menos três jogos de toalhas e roupa de cama, pois é necessário trocar ambos semanalmente.

Veja Mais