Aprenda a harmonizar a cerveja com seu prato preferido

Mestre cervejeiro dá combinações ideais para quatro variações da bebida

08/08/2018 - 22:06 - Atualizado em 08/08/2018 - 22:06

Há até cervejas que são mais indicadas para doces,
como a Barley Wine. (Foto: Adobe Stock)

Para ajudar quem tem dúvidas sobre os estilos de cerveja e como harmonizar a bebida com diferentes pratos, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da cervejaria Ashby, dá algumas dicas:

• Barley Wine. De origem inglesa, costuma ter alto teor alcoólico. O uso da palavra wine (vinho) é devido ao seu teor alcoólico semelhante ao do vinho; mas, uma vez que é feito a partir de grãos (malte), em vez de frutas, ele é, de fato, uma cerveja. Esse estilo da bebida combina com sobremesas.

• Weissbier. Com aromas de banana e de cravo, é um estilo típico e principalmente consumido no sul da Alemanha. Na hora de harmonizar, escolha massas, croquetes e pratos mexicanos. Também combina com saladas.

 Strong Ale. De sabor forte e adocicado, sua cor clara engana, pois é uma bebida forte, muito frutada, com bastante lúpulo (amarga) e de alto teor alcoólico. Camarão, cuscuz e até polvo podem ser servidos com essa cerveja.

 Lager. São as cervejas mais vendidas no mundo. Na hora de harmonizar, opte por pratos mais leves, como frutos do mar, sopas, caldos e legumes.

Veja Mais