PlayStation 4 terá jogo de corrida feito por brasileiros ainda neste semestre

'Horizon Chase Turbo' quer resgatar a pegada arcade de clássicos como 'Top Gear'

12/03/2018 - 21:24 - Atualizado em 12/03/2018 - 21:32

Não há dúvida de que vários brasileiros têm desenvolvido jogos para PC e dispositivos móveis. A novidade é que, aos poucos, vem aumentando a quantidade de profissionais daqui com projetos voltados para consoles, com apoio de empresas como Sony e Microsoft.

Um desses games, inclusive, será lançado entre abril e junho deste ano. Trata-se de Horizon Chase Turbo, jogo de corrida que poderá ser curtido tanto no PlayStation 4 (via PSN) quanto no computador (pela plataforma Steam).

O simulador de corrida está sendo desenvolvido por uma equipe de, atualmente, 12 pessoas da Aquiris, estúdio instalado em Porto Alegre, no parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Ele é uma evolução de Horizon Chase World Tour, game mobile da produtora que saiu em 2015 para Android e iOS, contabilizou mais de 10 milhões de downloads e ficou entre os 30 melhores jogos do mundo naquele ano, segundo pontuação do site Metacritic.

A proposta dos dois Horizon Chase é resgatar a jogabilidade arcade de títulos clássicos das décadas de 80 e 90, como Top Gear, Lotus Turbo Challenge, Out Run e Rush, que, com a evolução técnica/tecnológica dos games de corrida e dos consoles, acabou ficando meio de lado.

“Falta no mercado um jogo no estilo arcade com sensação de alta velocidade. O que nós queremos é trazer de volta essa nostalgia. Hoje, os games exigem muito tempo de jogo para você conseguir progredir e se sair bem”, diz Sandro Manfredini, diretor de Negócios da Aquiris.

>> Veja um teaser de Horizon Chase Turbo


Ida para o PS4

Devido ao sucesso de Horizon Chase World Tour, o público começou a pedir outra versão do game. Manfredini conta que foi aí que surgiu a ideia de tentar levar o novo jogo para algum console, em busca de gráficos ainda melhores, mais capacidade de processamento e a possibilidade de rodar tudo em uma telona.

Os executivos da Aquiris resolveram, então, arriscar e, em um evento internacional, procuraram representantes da Sony, que demonstraram interesse no projeto para o PlayStation 4.

“É mais fácil e barato desenvolver jogos para a geração atual de consoles do que para a anterior. Essa oportunidade que estamos tendo faz parte do processo de amadurecimento da indústria brasileira. As empresas têm recebido apoio de órgãos do Governo, por meio, por exemplo, de editais da Ancine (Agência Nacional do Cinema, do Ministério da Cultura) de 2016 para cá”, observa Sandro Manfredini.

Horizon Chase Turbo terá partidas para até quatro pessoas, com a tela dividida. (Foto: Reprodução)

O novo jogo

Horizon Chase Turbo foi criado com base no feedback dado pelos jogadores do seu antecessor mobile. O novo game terá gráficos em 4K, permitirá disputar corridas com até mais três pessoas ao mesmo tempo (a tela ficará dividida em quatro partes para isso) e contará com mais pistas e carros.

Haverá oito veículos novos, sem contar os 18 modelos disponíveis em Horizon Chase World Tour. No que se refere às pistas, serão, ao todo, 110 opções ao redor do mundo – 18 inéditas.

O simulador vai oferecer uma campanha em que é preciso percorrer as 110 pistas no sistema competitivo ou colaborativo. Outros modos existentes serão o Tournament, com campeonatos curtos de quatro pistas, e Endurance, que vai promover torneios sem limites, ou seja, as pistas ficarão se alternando continuamente, desde que você sempre fique entre os três primeiros colocados de cada prova. 

E o multiplayer terá a estreia do modo Ghost, no qual será possível desafiar amigos para ver quem se sai melhor. Sendo que os rivais usarão “carros fantasmas”.

Não para por aí. Mais um ponto forte de Horizon Chase Turbo, a trilha sonora levará a assinatura de Barry Leitch, compositor britânico das faixas de games icônicos como Top Gear, Lotus Turbo Challenge e Rush.

Veja Mais