Museu Replay leva público em uma viagem pela história dos videogames

Evento acontece em Santos até 20 de abril e reúne fliperamas, pinballs e consoles antigos

20/03/2017 - 21:30 - Atualizado em 21/03/2017 - 17:08

Quem for ao evento vai não só se divertir como poderá apoiar um projeto social. (Foto: Fernanda Luz)

 

Você estava atrás de um passeio que permitisse vivenciar e conhecer a história dos fliperamas, pinballs e consoles da antiga? Essa é a proposta do evento Museu Replay, que acontece até o dia 20 de abril no shopping Miramar, em Santos. Realizado pela Moove Games, ele conta com uma programação diversificada e ambiente que remete aos clássicos salões de jogos que existiram na Cidade, como Hollywood, Xanadú e Fliper Independência. 

Todo mundo que for ao espaço montado no primeiro piso do centro de compras vai poder se divertir com várias máquinas gratuitamente. Sem falar que vai aprender, por exemlo, que os fliperamas, apesar de terem bombado entre os anos 80 e 90, surgiram nos Estados Unidos bem antes, mais exatamente em 1972. E nessas máquinas tiveram origem uma infinidade de games clássicos, como Donkey Kong, Pac-Man, The King of Fighters, Mortal Kombat e Street Fighter.

Já os pinballs nasceram na década de 30. Entre os modelos que encantavam e fizeram muita gente gastar uma quantia considerável de dinheiro comprando fichas para jogar estão Cavaleiro Negro, Polar Express e Arabian Nights.

 

Videogames antigos estão expostos no local. Alguns
são raros, como o Apple Pippin. (Foto: Fernanda Luz)

Consoles históricos e solidariedade

No evento, ainda estão expostos videogames antigos, como Atari, Mega Drive e NES, o famoso Nintendinho. Alguns dos consoles disponíveis são raros. Caso do Apple Pippin, que sequer chegou ao mercado. 

O Museu Replay também tem uma proposta solidária, pois marca o início do projeto social chamado Game para Todos. A dinâmica é a seguinte: quem tiver um videogame usado, quebrado ou antigo e quiser doá-lo pode levar o aparelho até o evento no Miramar.

A equipe presente vai fazer um cadastro da pessoa e do console. Em seguida, o videogame será encaminhado para a assistência técnica da Moove Games e, assim que estiver tinindo, será entregue para uma entidade beneficente da região que desenvolva trabalho focado em crianças e jovens.

Quem contribuir com o projeto social vai poder indicar qual instituição gostaria que recebesse o seu aparelho. E, para complementar, serão realizadas enquetes para determinar quais entidades necessitam mais dos consoles.

O horário de visitação é das 12 h às 20 horas, de segunda a domingo. O Miramar fica na Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga, Santos.

Veja Mais