Microsoft vai lançar controle de Xbox para pessoas com deficiência física

O Xbox Adaptive Controller vai funcionar junto com vários acessórios

17/05/2018 - 22:59 - Atualizado em 17/05/2018 - 23:04

Nesta quinta-feira (17), a Microsoft confirmou que vai lançar, ainda neste ano, um controle de Xbox focado na acessibilidade. Esse anúncio acontece após informações do projeto terem vazado no início da semana.

Batizado de Xbox Adaptive Controller, o gadget vai atender quem não consegue usufruir de todos os recursos de um joystick tradicional ou, por acaso, conta com alguma limitação de mobilidade que dificulta a interação com os jogos.

O produto trará dois botões bem grandes e reprogramáveis, além de aceitar os mais diferentes acessórios, para melhorar a experiência com games das pessoas que têm necessidades especiais.

>> Veja vídeo demonstrativo do Xbox Adaptive Controller


A Microsoft prometeu uma lista extensa de itens compatíveis com o Xbox Adaptive Controller. Entre eles estão Extreme 3D Joystick/ Logitech, Game Controller/ Quadstick e One-Handed Joystick/ PDP. 

O controle foi desenvolvido em parceria com várias entidades internacionais. Para citar alguns exemplos: AbleGamers, Craig Hospital, SpecialEffect, The Cerebral Palsy Foundation e Warfighter Engaged.

A ideia para o Xbox Adaptive Controller surgiu em 2014. Na ocasião, um engenheiro da Microsoft se inspirou com a foto de um joystick adaptado da Warfighter Engaged, entidade que distribui games para veteranos feridos em combate.

O controle vai custar US$ 99,99. Mais detalhes serão revelados no mês que vem, na E3 (Electronic Entertainment Expo).

Veja Mais