Microsoft encerra produção do adaptador do Kinect para Xbox One S e X

O sensor de movimento já não é fabricado desde outubro do ano passado

03/01/2018 - 12:35 - Atualizado em 03/01/2018 - 12:35

A Microsoft acaba de oficializar o fim da produção do adaptador que permite rodar o Kinect no Xbox One S e X. O anúncio, de certa forma, vai ao encontro de outra atitude tomada recentemente pela empresa: a de interromper a fabricação do próprio Kinect em outubro do ano passado.

“Depois de considerações cuidadosas, decidimos parar de fabricar o Xbox Kinect Adapter para focar nossa atenção no lançamento de novos e mais requisitados acessórios para games do Xbox One e Windows 10”, justifica a Microsoft por meio de um comunicado oficial.

>> Veja nosso review do Xbox One X


O Kinect foi lançado em 2010 como uma forma de a Microsoft fazer frente ao sensor de movimento equipado no joystick do Nintendo Wii. Logo de cara, o dispositivo se tornou um sucesso de vendas, chegando ao total de 35 milhões de unidades comercializadas.

Mas, com a entrada na geração atual de consoles, o Kinect foi sendo aos poucos deixado de lado. Principalmente porque o PlayStation 4 cresceu bastante no mercado e, para combater o preço atraente do aparelho da Sony, a Microsoft parou de vender o Kinect junto com o Xbox One – estratégia essa adotada para baratear o valor do videogame.

>> Veja nosso review do Xbox One S, com adaptador do Kinect


Algo curioso é que o Kinect foi desenvolvido por uma equipe liderada por um brasileiro: Alex Kipman. Tem mais: na sua fase de desenvolvimento, o sensor de movimento recebeu o codinome Project Natal, em referência à capital do Rio Grande do Norte.

Veja Mais