LG anuncia primeira TV com resolução 8K

O modelo vai dar as caras na CES 2018. O Dreamcast retrô também é esperado na feira

03/01/2018 - 17:44 - Atualizado em 03/01/2018 - 17:45

A tecnologia realmente evolui em um ritmo que, muitas vezes, fica difícil de acompanhar. Justo quando os aparelhos de TV com resolução 4K começam a ter preços mais acessíveis, a LG chega e anuncia a primeira televisão OLED 8K.

Por enquanto, apenas a foto da tevê foi liberada e a informação de que ela terá 88 polegadas. Mais detalhes sobre o modelo serão divulgados na CES 2018, maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece do dia 7 ao 12 em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Com isso, a LG espera se manter como a principal produtora de televisores OLED. Já que a Samsung deixou de fabricar aparelhos assim para focar nos modelos QLED.

Até então, a resolução 8K havia sido usada só em telas gigantescas. O aparelho da LG é o menor já revelado. Ele foi desenvolvido a partir da tevê 4K de 77 polegadas da marca, que custa cerca de US$ 20 mil.

Para se ter ideia do potencial gráfico, o 8K equivale a uma imagem de 7.680 por 4.320 pixels, o dobro do 4K (3.840 por 2.160 pixels). Vale lembrar que o famoso Full HD corresponde a 1.920 por 1.080 pixels.

Esses números são de encher os olhos, não é? Mas, se apenas agora videogames, discos Blu-Ray, serviços de TV fechada e plataformas de streaming passaram a ter um pouco mais de opções com resolução 4K, os conteúdos 8K, em compensação, são praticamente inexistentes. E devem demorar para se tornar expressivos.

O aparelho da LG tem 88 polegadas e é OLED. (Foto: Divulgação)

Dreamcast à vista

O sucesso obtido pelo relançamento de videogames como o Nintendinho, o Super Nintendo e o Atari em versões minis parece ter estimulado a Sega a seguir o fluxo e se aventurar nesse mercado. A prova disso é que a empresa assinou um contrato com a Retro-bit, fabricante de plataformas retrôs.

O acordo prevê a produção de modelos atualizados de consoles clássicos da companhia, ou seja, aparelhos com suporte para bluetooth e entrada USB para viabilizar a compatibilidade com o PC. Entre os videogames que devem voltar às prateleiras estão o Dreamcast, apontado como o primeiro a chegar às lojas, e o Saturn.

O contrato firmado entre a Sega e a Retro-bit ainda inclui o licenciamento de acessórios originais – controles etc. – para Dremcast, Saturn e Mega Drive. Os primeiros frutos dessa parceria serão apresentados durante a CES 2018.

Veja Mais