Pinacoteca Benedicto Calixto é opção para as férias

Local oferece programação variada no mês de janeiro

11/01/2017 - 15:23 - Atualizado em 11/01/2017 - 15:39

Além da exposição itinerante e da mostra permanente do acervo de Benedicto Calixto, neste mês a Pinacoteca que leva seu nome, em Santos, oferece a turistas e moradores da região uma intensa programação. Atividades, gratuitas, para todos os gostos e idades.

Uma das atrações são as obras que fazem parte da mostra Imagens Impressas – Um Percurso Histórico pelas Gravuras, da Coleção Itaú Cultural que, pela primeira vez, saem da sede do instituto para serem apresentadas na Pinacoteca Benedicto Calixto. Oportunidade singular para que os visitantes possam conhecer um acervo de grande valor para a arte universal.

Há trabalhos de artistas conhecidos no mundo da pintura, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, revelando um lado inusitado da sua produção artística.

Nesta exposição, a Pinacoteca exibe, ainda, obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga da exposição. Em cartaz até 5 de março.

Aprendizado

Que tal frequentar a aula aberta Aspectos Históricos e Técnicos da Gravura? É um complemento da visita guiada à coleção de obras do Instituto Itaú Cultural. A atividade conta com a parceria do ateliê Gravurar, que terá como representante a professora Márcia Santos.

O Gravurar é um espaço independente de Artes Visuais que fica em Santos e tem como proposta auxiliar artistas contemporâneos na reflexão e execução de projetos artísticos, por meio da concessão de espaço físico para a produção de trabalhos, mostras, cursos, intercâmbio, desenvolvimento de projetos e eventos diversos. Amanhã, das 10 às 12 horas. Não é preciso inscrição prévia.

Túnel do tempo

A proposta é resgatar as brincadeiras infantis tradicionais no jardim do casarão. A programação será conduzida pela contadora de histórias Eliana Greco e pelos arte-educadores do museu, que vão estimular o participante a atuar em grupo, a explorar o espaço, compreender limites, tomar decisões e, especialmente, se apropriar do espaço público que é a Pinacoteca Benedicto Calixto. Na sequência, todos serão convidados para uma visita à exposição e para uma oficina de desenho. Sexta-feira, e dias 20 e 27, às 15h30.

Workshop

A partir de um conceito geral sobre criação de projetos, o produtor Fábio Luiz Salgado apresenta as etapas do trabalho com foco em empreendimentos culturais. Serão analisadas potencialidades, riscos, formação de planilha orçamentária e realizados exercícios de montagem de projetos reais para execução.

Fábio Luiz Salgado é elaborador de projetos culturais e captador de recursos. Será dia 18, às 18h30. A entrada é uma lata de leite em pó para ser doada ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.

Semeando Histórias

Os contadores de histórias do Instituto Eduardo Furkini, treinados pelo ator-contador Alexandre Camilo, estarão na Pinacoteca dia 21, às 16 horas, para uma tarde de diversão e alegria.

Exposição

Várias obras de artistas plásticos consagrados serão apresentadas pelo curador Fábio Porchat, durante a terceira mostra promovida pela Academia Latino-Americana de Arte (ALA). Abertura dia 28, às 16h30. A Pinacoteca funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15.

Veja Mais