Sobre

Em 2017, o projeto Lixo no Lixo A Tribuna chega a sua 14ª edição, com objetivo de ampliar sua rede de Ecopontos num trabalho em conjunto com escolas da região.

Desde sua criação, todas as edições promoveram ações diversas de estímulo da cidadania e qualidade de vida através da conscientização socioambiental.

Todo o empenho nos últimos 13 anos, transformou a livre iniciativa da coleta de óleo destinada a reciclagem, em uma ação de cidadania de que temos muito orgulho. O estímulo e atenção aos cuidados no descarte deste poluente doméstico, somou pelas edições mais de 70 mil litros de óleo destinados ao beneficiamento, tornando esta prática uma ferramenta em sinergia com iniciativas comerciais do resíduo, impulsionada pela cultura ambientalista e consequentemente, pela campanha de A Tribuna, engajando-se aos hábitos das famílias, empresas entre outros coletivos que em seu dia a dia, despertaram para o compromisso com o meio ambiente.

Uma nova fase na mecânica de coleta de resíduos.
Uma importante mudança feita em 2014, foi não ter mais em sua mecânica o óleo de cozinha usado, como resíduo coletado. Em seu lugar, substituímos por embalagens de produtos de consumo rotineiro, que receberam o destino adequado, de maneira organizada e sem nenhum custo aos participantes do projeto.

A partir de 2016, contamos com a parceria da ONG Sem Fronteira, organização não governamental sem fins lucrativos que visa, através do Projeto Reciclar, promover a cidadania e geração de trabalho e renda para as pessoas com vulnerabilidade social, através do processo organizado de reciclagem.

As instiuições cadastradas como Ecopontos, ampliarão o serviço de coleta seletiva já relalizado nos municipios da Baixada Santista, fomentando hábitos sustentáveis e viabilizando a destinação correto aos resíduos, em prol do meio ambiente.

Serão coletados nesta edição 3 tipos de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, sendo eles: o papel/papelão, latas de alumínio e garrafas PET.