Regulamento

 

1. DO OBJETIVO
O projeto Lixo no Lixo A Tribuna chega a sua 14ª edição com a campanha de coleta de resíduos sólidos secos. O objetivo é estimular a cidadania e qualidade de vida, de estudantes do ensino público e privado, através da conscientização socioambiental.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
A participação no projeto Lixo no Lixo A Tribuna estará aberta e totalmente isenta de cobranças para toda e qualquer instituição de ensino que esteja localizada nas cidades de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

3. DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições para a campanha de coleta de recicláveis estarão abertas entre os dias 25 de agosto e 22 de setembro de 2017.
3.2. Instituições de Ensino públicas ou privadas podem se cadastrar no projeto. Todas as instituições inscritas tornam-se Ecopontos e participam na formação de uma rede de coleta de resíduos previamente determinados.
3.3. O responsável deverá preencher o formulário de inscrição no site específico do projeto www.atribuna.com.br/lixonolixo com todos os dados solicitados até o dia 22 de setembro de 2017.
3.4. Após o término do período de inscrições, não será permitida a participação de nenhuma instituição.
3.5. Cada instituição deverá se cadastrar uma única vez.

4. DA MECÂNICA DE PARTICIPAÇÃO
4.1. A campanha de coleta de recicláveis será realizada nas cidades de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente e consistirá na coleta de três tipos de resíduos sólidos secos:
• Latas de alumínio: de bebidas e de alimentos em geral;
• Papel: papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral;
• PET: garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, isotônicos, entre vários outros.
4.2. Serão atendidas todas as instituições cadastradas dentro do período de inscrição.
4.3. A campanha de coleta de recicláveis será no período compreendido do dia 11 de agosto a 24 de novembro de 2017. 
4.4. O resultado será obtido por meio da pesagem dos materiais coletados, previamente separados segundo a sua constituição ou composição, e o volume final obtido será dividido pelo total de alunos participantes. Esta forma de aferir possibilita que tanto escolas grandes como pequenas, possam concorrer com igualdade. Portanto ganhará a escola que tiver alunos mais engajados e coletarem a maior quantidade de resíduos sólidos secos per capita.
4.5. O ranking será disponibilizado no site www.atribuna.com.br/lixonolixo.

5. PREMIAÇÃO
5.1. A escola vencedora será pauta de uma matéria no Jornal A Tribuna e ganhará um passeio em São Paulo. O grupo será de até 120 alunos com entrada e transporte inclusos.

6. DO DESTINO DOS RECICLÁVEIS
6.1. A ONG SEM FRONTEIRA será a responsável por executar a coleta, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos válidos para a campanha: papel, papelão, pet e latas de alumínio. Todo o material coletado será pesado e contabilizado como pontuação às respectivas escolas e posteriormente destinado ao processo industrial de reciclagem.
6.2. O agendamento da coleta deverá ser feito com pelo menos 2 dias de antecedência. As instituições participantes terão os períodos de coleta, conforme cronograma.
6.3. As instituições participantes terão até dia 30 de novembro de 2017 para agendar a última coleta pelo telefone: (13) 2102-7030.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pela ORGANIZAÇÃO do projeto.
7.2. O Jornal A Tribuna se reserva ao direito de alterar este regulamento, seja no modelo de participação, prazo ou qualquer outro item que julgue necessário, sem prejuízo às partes e sem a necessidade de informação prévia.
7.3. A simples participação nesta campanha de incentivo à educação ambiental e cidadania, através da campanha de coleta resíduos sólidos secos, no prazo e locais adequados, implica no total conhecimento e aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
7.4. O participante autoriza o JORNAL A TRIBUNA a divulgar seu nome e fazer uso da sua imagem se necessário.