Regulamento

 

1) OBJETIVOS
No intuito de estimular a percepção e a expressão dos diversos alunos e profissionais da educação da rede pública e particular de ensino para a importância das “Atitudes” frente ao tema “Conheça o Porto”, serão realizados passeios de escuna pelo porto, com os seguintes objetivos:
1.1) Estimular alunos e profissionais da educação da rede pública ou particular de ensino a conhecer o maior porto da América Latina, por meio de aulas a bordo de uma escuna que percorrerá o canal aquaviário, onde todos terão acesso a informações sobre profissões e curiosidades do dia a dia;
1.2) Promover o conhecimento entre os membros da comunidade escolar da Baixada Santista por meio do encantamento de uma aula externa e a bordo de uma embarcação própria para passeios;
1.3) Estabelecer uma coluna informativa no Jornal A Tribuna caracterizada em promover o conhecimento de vocábulos intrínsecos a atividade portuária. Uma forma de compartilhar dados e incentivar a leitura.

2) CARACTERÍSTICAS DOS PASSEIOS
Capacidade máxima da embarcação: 130 pessoas | Equipe operacional do projeto: 5 pessoas.

Distribuição por escola: Em cada passeio de escuna são permitidos 120 alunos, que podem ser distribuídos em 6 escolas (20 estudantes de cada escola) ou 3 escolas (40 estudantes de cada escola).

Acompanhantes: Cada escola pode levar no máximo dois responsáveis, referente turma de quarenta estudantes, e não estão inclusos na contagem de pessoas por escola, sendo que é obrigatória a presença de um responsável.

Total de saídas: 16 | Duração do passeio: aproximadamente 1h30.

IMPORTANTE: O tempo do passeio poderá sofrer reduções por diversos fatores, sendo que o responsável pela decisão é o comandante da embarcação ou representante do Jornal A Tribuna. Suas decisões são soberanas e irrecorríveis. Não haverá novo agendamento de passeio para estas situações.

Programação
São 16 saídas nos meses de Junho e Agosto, que ocorrem sempre às quartas-feiras, duas vezes ao dia.
1ª opção - início às 10h | 2ª opção - início às 14h

OBS: O transporte terrestre até o ponto de embarque da escuna e retorno é de responsabilidade da instituição.

Itinerário do Passeio
Embarque: Ponte Edgard Perdigão, na Av. Saldanha da Gama, em frente ao nº 63, na Ponta da Praia, em Santos. Seguindo pelas margens do Guarujá, avistaremos os terminais da Saipem, Dow Química, Cutrale, Cargill, TEAG, TGG/Termag, Tecon (Santos Brasil) e TEV (Terminal de Exportação de Veículos). Na sequência, passamos pelo Farol do Itapema, Base Aérea de Santos, Ponte Ferroviária, Terminal Embraport e a Ilha Barnabé. Desse ponto, retornamos pelo lado da cidade de Santos passando pelo Largo Santa Rita, Ilha dos Bagres, Canal de Piaçaguera, Píer da Alemoa e os terminais BTP, Rodrimar, Fibria, COSAN, Copersucar, Bandeirantes Logística Integrada, CONCAIS (Terminal Turístico), T-GRÃOS, Capitania dos Portos, MARIMEX, Citrosuco, Libra, Caramuru e ADM. Feito esse trajeto, chegamos ao ponto de desembarque e término do mesmo.

3) INSCRIÇÕES
As inscrições para os passeios de escuna estarão abertas entre os dias 5 a 26 de abril de 2017 ou com o término das 1920 vagas. A limitação de vagas é dirimida pela organizadora do projeto.

1º Passo – Acessar o site atribuna.com.br/conhecaoporto e inserir as informações solicitadas.
A participação é gratuita e a inscrição no site por si só não confirma efetivamente vossa participação. Será necessário completar todos os passos complementares.

2º Passo - Aguardar contato por telefone da Organização com as devidas orientações e a data para agendamento do passeio. Através dos dados provenientes do recebimento dos e-mails será gerada uma ordem de prioridade, onde a cada semana será divulgado por telefone a ordem dos passeios por instituição. A confirmação da participação ocorrerá somente após o envio do Termo de Adesão e Responsabilidade assinado.

3° Passo - A instituição de ensino se compromete em fornecer todas as informações solicitadas no ato da inscrição, além de informações complementares, se for necessário. 

OBSERVAÇÕES:
I) O envio das informações corretas no ato da inscrição e a apresentação dos documentos solicitados são de responsabilidade da instituição de ensino e constituem condição obrigatória para a participação da mesma no programa aqui apresentado;
II) A omissão de dados no ato da inscrição e/ou documentação incompleta anula automaticamente a participação da entidade;
III) Não será levada em consideração cópia de documentos ilegíveis aceitos documentos fora do prazo estabelecido pela organização do Jornal A Tribuna (Prazo de 72 horas antecedentes a data do passeio);
IV) Para participar, o aluno deverá estar matriculado obrigatoriamente no ano letivo correspondente ao de realização do projeto;
V) Somente o diretor ou o responsável pela instituição poderá se inscrever no projeto, não sendo permitido o cadastro por iniciativa pessoal;
VI) Para a instituição participar do projeto, a mesma deve conter de 20 a 40 alunos disponíveis para o passeio;
VII)   A instituição deve, ainda, fornecer assim que for contatado por telefone, a relação de alunos que participarão do passeio contendo nome completo, número de RG, telefone residencial e nome do responsável.

4) AGENDAMENTO / CANCELAMENTO DE SAÍDAS
A agenda é organizada de acordo com a ordem de inscrição no projeto, sendo programado pelo organizador do projeto, o Jornal A Tribuna.

O cancelamento poderá ocorrer devido a condições climáticas (chuva e/ou ventos fortes) ou ainda por parte da instituição de ensino. No primeiro caso a organização se reserva o direito de suspender a saída e notificar a instituição favorecida o mais breve possível.

Já no caso em que a instituição assumir a opção de suspensão do passeio, a mesma perderá o direito de novo encaixe na agenda.

5) PARTICIPANTES
A participação no projeto Conheça o Porto A Tribuna estará aberta e totalmente isenta de cobranças para toda e qualquer instituição de ensino que esteja localizada nas cidades da Baixada Santista, necessitando apenas que a mesma siga corretamente todos os passos contidos no item 3 deste regulamento. Será vetada a participação de funcionários ligados às empresas organizadoras, patrocinadoras ou apoiadoras deste evento.

A quem se destina:
Participarão deste projeto alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, efetivos da rede de ensino público ou particular, sempre acompanhados de um responsável pela instituição.

Para que o jovem possa participar do projeto, além do cadastro, é necessária a emissão de uma autorização dos pais ou responsável legal, enviada por e-mail pela instituição.

A falta do envio da autorização expressa dos pais ou responsáveis, não permitirá a entrada do jovem na escuna. Essa responsabilidade é da instituição de ensino que deve apresentar o documento de todos os alunos assim que solicitado.

 

 

6) REGRAS DO PASSEIO
I)  Por questões de segurança os alunos devem comparecer ao local vestidos com o uniforme da instituição;
II) Todos os alunos utilizarão o colete salva-vidas ao ingressar na escuna, não há exceções;
III) O bom comportamento dos alunos ou das turmas estará obrigatoriamente sob responsabilidade direta dos professores ou coordenadores que representam a instituição. Se ocorrer algum incidente proveniente do mau comportamento, a instituição em questão estará automaticamente proibida de participar de outras ações realizadas pelo Jornal A Tribuna;
IV)  Os alunos devem ir ao passeio já alimentados e levar apenas alimentos leves para o percurso. É muito importante estar hidratado;
V) 
Não haverá a distribuição de alimentos por parte da organização;
VI)  A embarcação comercializa produtos de consumo como refrigerantes, sucos e salgadinhos.
VII) Esses produtos e o tipo de serviço são de responsabilidade da empresa proprietária da embarcação, isentando a organizadora do projeto de qualquer reclamação referente a estes itens;
VIII) Todos devem utilizar calçados fechados e com solado antiderrapante. Chinelos, sandálias e sapatos de salto estão proibidos;
IX) A embarcação conta com dois banheiros para os usuários, um masculino e outro feminino;
X) Só descarte o lixo nas lixeiras da embarcação. Não sujar o mar, bem como a própria embarcação, é um ato de respeito pela natureza e por si próprio;
XI) É permitido fotografar durante o passeio, porém não nos responsabilizamos pela perda de documentos, equipamentos eletrônicos e etc.

7) DISPOSIÇÕES GERAIS
Não serão permitidas atitudes submetidas pelos participantes que:
(a) violem a lei, a moral, os bons costumes, a propriedade intelectual, os direitos à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar; (b) estimulem a prática de condutas ilícitas ou contrárias à moral e aos bons costumes; (c) incitem a prática de atos discriminatórios, seja em razão de sexo, raça, religião, crenças, idade ou qualquer outra condição; (d) induzam ou possam induzir a um estado inaceitável de ansiedade ou temor; (e) induzam ou incitem práticas perigosas, de risco ou nocivas para a saúde e para o equilíbrio psíquico; (f) violem o sigilo das comunicações;

Todos os participantes concordam, antecipadamente, em ceder os direitos autorais e de imagem ao Grupo Tribuna, a fim de que a mesma possa publicá-los ou usá-los de qualquer forma e para qualquer finalidade.

A participação no projeto sujeita tanto os alunos quanto os professores a ceder seu nome, imagem e som de voz ao Grupo Tribuna, de forma inteiramente gratuita, por prazo indeterminado.

O Grupo Tribuna não se responsabiliza pela autenticidade dos dados cadastrais fornecidos pelos participantes.

Os participantes deverão observar as condições, formas e prazos de participação, sendo sumariamente excluídos do projeto àqueles que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitas à responsabilização penal e civil, na forma da lei.

A participação no projeto implicará na aceitação total e irrestrita de todos os termos deste Regulamento, bem como presumir-se-á a condição de que a instituição educacional não possui qualquer impedimento fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir a atividade proposta.

8) DIVULGAÇÃO
As ações e visitas realizadas nos colégios, ações externas e premiações, se existirem, serão divulgadas por meio do Jornal A Tribuna, do site atribuna.com.br/conhecaoporto e de newsletters que serão enviadas para todos as instituições cadastradas.

9) DÚVIDAS OU INFORMAÇÕES
Para mais informações, as instituições podem entrar em contato com o Departamento de Marketing do Jornal A Tribuna através do telefone (13) 2102-7030 ou através do e-mail: conhecaoporto@atribuna.com.br.