Fora da Libertadores, Santos e Botafogo ficam no empate na Vila Belmiro

Vitória do Atlético-MG deu fim ao sonho de paulistas e cariocas; Rodrygo e Brenner marcaram os gols

Por: Bruno Gutierrez  -  22/11/18  -  00:02
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Gabriel passou em branco contra o Botafogo
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Gabriel passou em branco contra o Botafogo   Foto: Guilherme Dionizio/Codigo19/Folhapress

O Santos empatou com o Botafogo em 1 a 1, nesta quarta-feira (21), na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Peixe foi marcado por Gabriel. Brenner igualou para os visitantes.


Os times entraram em campo ainda sonhando com a vaga na pré-fase da Copa Libertadores da América, mas a vitória do Atlético-MG contra o Internacional por 2 a 1, confirmada durante o primeiro tempo do jogo em Santos, deu fim às esperanças de paulistas e cariocas. Os dois ainda lutam por uma das vagas para a Copa Sulamericana. A Estrela Solitária está em nono lugar, enquanto o Peixe vem na sequência, em décimo.


Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Atlético-MG, no sábado (24), às 20h, na Vila Belmiro. Já o Botafogo recebe o Paraná, na segunda-feira (26), às 20h, no Engenhão.


Rodrygo põe fim a jejum


O Santos começou o primeiro tempo demonstrando o nervosismo pelos quatro jogos sem vitória. Do outro lado, a sequência de quatro vitórias deixava o Botafogo confortável em campo. Durante os 10 primeiros minutos, os cariocas se aproveitaram de muitos erros do adversário para controlar a partida.


Aos 7 minutos, Luiz Fernando recebeu na entrada da área e deu belo passe para Moisés, dentro da área. O lateral chutou, mas Luiz Felipe apareceu para desviar o chute e jogar para escanteio.


Aos poucos, o Peixe passou a ter a superioridade técnica no confronto. Com os ânimos mais calmos, após os minutos iniciais, o Alvinegro teve a bola e ditou o ritmo em campo. Mesmo assim, a primeira chance demorou a aparecer. Aos 33, Rodrygo encontrou Gabriel, na esquerda. O atacante entrou na área e bateu cruzado, para firme defesa de Gatito Fernández.


A partir daí foi uma seqência de ataques dos dois lados. Ainda aos 33, Matheus Fernandes arriscou um chute de fora da área e Vladimir encaixou. Logo depois, Fellipe Cardoso recebeu, deu uma bela finta na marcação e chutou na saída do goleiro botafoguense. A bola explodiu no travessão.


O gol santista veio aos 35. Após bate rebate na área do Botafogo, Victor Ferraz chutou e a bola sobra para Rodrygo. O camisa 9 precisou chutar duas vezes para vencer Gatito e marcar. O gol deu fim ao jejum de Rodrygo, que não marcava desde agosto.


Atrás no placar, o Botafogo acordou e voltou a pressionar. Primeiro, aos 37, com Marcinho. O lateral cortou a marcação de Gustavo Henrique e chutou. Alison apareceu para desviar antes que a bola chegasse em Vladimir. Já aos 41, Léo Valencia soltou a bomba de fora da área. A bola passou próxima do gol santista, mas saiu à direita do goleiro.


Santos tem apagão e Botofogo empata


Assim como no primeiro tempo, o Santos entrou para a segunda etapa cometendo muitos erros. E por pouco o Botafogo não empatou a partida. Aos 6 minutos, após cobrança de escanteio, Erik aproveitou falha de Victor Ferraz e cabeceou acertando a trave de Vladimir. Na sequência, Marcelo Benevenuto chutou, mas a bola desviou na marcação e foi por cima do gol.


O gol de empate veio aos 14 minutos. Leonardo Valencia cobrou escanteio, e após dividida, Brenner aproveitou para tocar a bola pro fundo do gol. A virada quase veio três minutos depois.Moisés recebeu cruzamento na pequena área e, sozinho, cabeceou para a defesa de Vladimir.


Cuca não gostou da apatia do time em campo e sacou Arthur Gomes para a entrada de Copete. Aos 19, o torcedor santista tomou um susto. Após dividida com Leonardo Valencia, Gabriel recebeu o cartão vermelho do árbitro Heber Roberto Lopes. Depois de uma discussão entre a arbitragem, Heber voltou atrás e aplicou o cartão amarelo para o atacante santista.


Para dar mais velocidade ao ataque, Zé Ricardo tirou Leonardo Valencia para a entrada de Renatinho e o autor do gol, Brenner, deu lugar a Kieza. Já no Santos, Anderson Ceará, de 19 anos, estreou entre os profissionais no lugar de Rodrygo.


Aos 33, o Santos finalmente teve uma boa chance. Copete cruzou, mas Gabriel não conseguiu chegar a tempo de completar para o gol.


Os dois técnicos gastaram as últimas substituições. Eduardo Sasha entrou no lugar de Fellipe Cardoso, enquanto Erik deu lugar a Rodrigo Pimpão. E foi Pimpão quem perdeu a chance clara, aos 41. Após bate rebate na área do Peixe, a bola caiu nos pés do atacante, que demorou para dominar a bola e acabou furando o chute.


A resposta santista veio aos 45, com Victor Ferraz. O lateral-direito recebeu bola de Diego Pituca, dentro da área e soltou a bomba para bela defesa de Gatito, que jogou para escanteio. Aos 47, o grito de gol ficou entalado na garganta do torcedor santista. Após cobrança de escanteio, Gustavo Henrique desviou, de cabeça, e carimbou a trave.


Ficha técnica:


Santos - Vladimir; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Rodrygo (Anderson Ceará); Arthur Gomes (Copete), Gabriel e Felippe Cardoso (Eduardo Sasha). Técnico: Cuca.


Botafogo - Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Leonardo Valencia (Renatinho) e Luiz Fernando; Brenner (Kieza) e Erik (Rodrigo Pimpão). Técnico: Zé Ricardo.


Gols - Rodrygo, aos 35 minutos do 1º tempo (Santos); Brenner, aos 14 minutos do 2º tempo (Botafogo)


Cartões amarelos - Marcinho e Matheus Fernandes (Botafogo); Gabriel e Luiz Felipe (Santos)


Árbitro - Héber Roberto Lopes (SC)


Público -3.620 torcedores.


Renda -R$ 64.715,50.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter