EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

19 de Novembro de 2018

Capitão do acesso da Portuguesa Santista, Rafael Ferro aposta em time competitivo na A2

Lateral-direito da Briosa conversou com A Tribuna On-line e falou sobre pré-temporada, reforços e Sérgio Guedes

De contrato renovado com a Portuguesa Santista para a disputa da Série A2, em 2019, o lateral-direito Rafael Ferro aposta em uma boa temporada para a Briosa no ano que vem. Em conversa com A Tribuna On-line, o camisa 2 rubro-verde garantiu que a equipe vai chegar forte na competição.

"Ter dois meses de pré-temporada para trabalhar vai ser ideal para começar o Paulista, ainda mais com jogadores novos chegando e uma estrutura boa de preparação. Em relação à parte física e tática, o time vai chegar redondo, sem dúvidas", afirmou.

Quando fala em estrutura, Ferro se refere ao novo CT da Portuguesa Santista, na Ponta da Praia. O local está em fase de acabamento e deve receber os jogadores a partir da segunda quinzena de novembro. Além do campo para treinar, o próprio estádio Ulrico Mursa passou por reformas recentemente. Para o lateral, as novidades reforçam o crescimento do clube.

"É importantíssimo ver a estrutura sendo melhorada a cada acesso. Você não pode ter uma estrutura de A3 em um time que está disputando a A2. O clube pensa grande e almeja coisas grandes e, para isso, é preciso se modernizar. Quem ganha somos nós jogadores, principalmente com o CT, que vai ajudar na nossa preparação", disse.

Série A2

Em 2019, a Briosa vai enfrentar times acostumados com a Série A2 e com mais bagagem nacional, como Santo André, XV de Piracicaba e Penapolense. No entanto, Rafael Ferro não vê a divisão como um 'monstro de sete cabeças' e acredita que a Portuguesa Santista chega de igual para igual. 

"Acho que isso (dificuldade elevada na A2) é bom para o Portuguesa, mas não temos que ficar pensando nisso. Claro que é um campeonato de melhor nível, mas a Portuguesa também é grande, é um time conhecido, que já jogou a Série A1. Então, acho que a gente entra em nível de igualdade tanto pela camisa, quanto pelo nível dos jogadores", garantiu.

A confiança de Ferro em uma boa temporada está nos bastidores. Até o momento, o clube anunciou 19 dos 26 atletas que vão compor o elenco na Série A2. Desses 19, 16 estiveram no elenco que conquistou vice-campeonato da A3 ou vieram da base. 

"Manter a base do time é sempre importante. Para mim, a melhor contratação é a renovação de contrato quando se tem sucesso. Além disso, já chegaram alguns jogadores conhecidos, que conhecem a divisão. Temos tudo para formar um time bastante competitivo", completou.

Rafael Ferro comemora gol com torcedores da Briosa (Foto: Douglas Teixeira/Agência Briosa)

Capitão

Homem de confiança de Sérgio Guedes, Ferro ainda não sabe se vai manter a braçadeira de capitão nesta temporada. Mas, ao falar do treinador, o lateral-direito exalta seu trabalho ao longo da carreira.

"Temos uma relação de muita confiança. Passamos por muita coisa na A3, mas conseguimos superar juntos. O Sérgio Guedes é um cara muito respeitado no futebol, com passagens em grandes clubes na carreira, tanto como treinador, quanto como jogador. Fico muito feliz em representar a liderança dele dentro de campo".