EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

19 de Novembro de 2018

Alexandre Lopes

É Editor-Chefe de Web no Grupo Tribuna e responsável pelo G1 no litoral de São Paulo. No grupo desde 2008, já participou de coberturas em mais de 15 países. Atualmente, além de coordenar os portais, também apresenta o G1 em 1 Minuto e é comentarista da TRI FM.

Enem 2018: Uma fábrica de memes

Não é final de Copa do Mundo. Mas, acredite, é como se fosse. Tradicionalmente, ano após ano, o Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente Enem, mobiliza milhões de estudantes de todos os cantos do Brasil com um único propósito: conquistar uma vaga, no curso desejado, em uma das melhores universidades brasileiras.

Mais do que garantir um curso adequado aos futuros estudantes de ensino superior, o Enem acaba virando um evento que mexe com toda a família. Além da própria cobrança de cada estudante, ver o filho ou a filha conseguir uma boa nota na prova e na redação chega a ser mais importante, e mais motivo para festa, do que um título mundial da Seleção Brasileira de futebol. 

O Enem também, de certa forma, é uma oportunidade única de conhecer o brasileiro em sua essência. Não consigo me recordar de outras coberturas que mostrem, tanto quanto o Enem, como o brasileiro consegue ser mestre na arte de fazer piadas com a desgraça alheia. Também não entra na minha cabeça como tanta gente se atrasa para o que, para alguns, é o dia mais importante do ano.

Assim como o Enem é muito aguardado pelos estudantes, ele também é pelos internautas. O 'Show dos Atrasados', por exemplo, já virou febre mostrando as pessoas desesperadas por não terem conseguido entrar no local a tempo. Outro prato cheio para os 'memes' são os estudantes que esquecem o documento, levam a caneta da cor errada ou os que saem no período mínimo da prova e fazem piada sobre os conteúdos.

Neste ano, claro, a situação não foi diferente. E a gente separou alguns dos melhores memes que pipocaram na internet, nas últimas horas, e que acabaram viralizando nas redes sociais.

Qual é o seu preferido?