Os estudantes que desejam cursar o ensino médio em uma das 5.000 escolas estaduais de São Paulo no próximo ano tem até sexta-feira para fazer o cadastro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o cadastro é necessário para quem vai concluir o ensino fundamental na rede municipal, particular ou em outro Estado neste ano.

Para fazer a inscrição, o responsável pelo aluno - no caso do estudante ser menor de 18 anos - deve comparecer a uma das unidades de ensino e informar o nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar o RG e comprovante de residência. Quem for maior de 18 anos pode fazer por conta própria a inscrição.

Segundo a secretaria, o cadastramento para o ensino médio é automático para os alunos que já estão no ensino fundamental na rede estadual. Nestes casos, é necessária apenas a atualização do endereço residencial.

Os resultados da chamada escolar para matrícula serão divulgados até 13 de dezembro e podem ser consultados na unidade onde o cadastramento foi realizado ou na escola de origem do estudante. A rede pública estadual também recebe inscrições para quem tem interesse em cursar a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

"Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo. O modelo facilita também a organização das famílias e o planejamento de toda a comunidade escolar", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Somente no ano letivo de 2013 foi registrado o ingresso de cerca de 985 mil alunos na rede estadual de ensino, somando os alunos que vieram da rede particular, os que estavam matriculados em outros Estados e também aqueles que ingressaram na escola pela primeira vez ou retomaram os estudos.